Conforme deliberação da categoria na última Assembleia Geral, que contou com a presença de cerca de 200 servidores, e ofício n° 322/2015 encaminhado à Reitoria em 06 de novembro de 2015, informando sobre a retomada da greve dos servidores técnico-administrativos em educação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Sinasefe Seção Sindical Natal e o Comando Geral de Greve se reuniram nesta terça-feira (10) para definir as estratégias de mobilização do Movimento Paredista Local, que teve seu reinício na data de hoje (10 de novembro).

Na reunião, além das estratégias de mobilização, foram realizados informes do movimento paredista nos Campi, o cumprimento do determinado na liminar do processo 0801685-08.015.4.05.0000 e os encaminhamentos pertinentes ao movimento.

O assessor jurídico do Sinasefe Natal, Carlos Alberto Marques, esteve presente na reunião e prestou esclarecimentos referente ao cumprimento da liminar e quanto ao direito dos servidores de fazerem greve, mesmo aqueles que estão em estágio probatório. Recomendou, ainda, a observação do fiel cumprimento dos 50% dos servidores substituídos, conforme o que está determinado na liminar

O Comando de Greve ficou responsável em providenciar a confecção de faixas e cartazes, em conjunto com a direção do Sindicato, para a sinalização da greve nos Campi.

Ficou definido que os Comandos Locais irão organizar e conduzir reuniões nos Campi com técnicos, professores e alunos, a fim de mobilizar e prestar esclarecimentos sobre a greve, com intuito da conscientização da participação e envolvimento de todos e adesão ao movimento paredista. As reuniões nos Campi serão realizadas de acordo com o seguinte cronograma: Canguaretma -11/11 às 9h; Nova Cruz – 11/11 às 10h30; Campus Central/Ead – 11/11 às 9h; São Gonçalo – 12/11 às 13h; e Ceará-Mirim – a definir.

Os servidores devem garantir a frequência nas atividades de greve através do ponto paralelo, seja em atividades promovidas pelo Comando Geral como pelo Comando Local.

A diretoria do Sinasefe Natal e representantes do Comando Geral de Greve irão fazer visitas aos Campi nos próximos dias para mobilizar a categoria para a greve. Serão providenciadas O Sindicato vai providenciar carros e diárias para viabilizar a logística das visitas, conforme política já adotada pela entidade, bastando apenas um responsável entrar em contato com a direção do Sindicato para os devidos procedimentos.

Como forma de esclarecer a comunidade sobre o processo que culminou com a retomada da greve, serão produzidos uma edição do Boletim Informativo prestando esclarecimentos sobre os desdobramentos da greve e suas motivações e uma Carta Aberta à Comunidade do IFRN com o histórico da greve e sua importância na defesa e garantia dos direitos dos servidores referente a flexibilização da jornada de trabalho dos técnico-administrativos em educação do IFRN.

Uma reunião ampliada do Comando de Geral de Greve ficou marcada para a próxima sexta-feira (13), às 8h, em local a ser divulgado posteriormente. No encontro serão feitas avaliações das atividades que já estão sendo realizadas nos Campi e definidas as atividades para o ato que será realizado na Reitoria, no dia 16 de novembro, dentre outros assuntos pertinente ao movimento em curso.

Confira abaixo os ofícios encaminhados à Reitoria:

Ofício nº 322/2015 – Retomada da greve dos Servidores do IFRN a partir do dia 10 de novembro/15;

Ofício nº 323/2015 – Apresentação das deliberações da Assembleia do dia 06 de novembro de 2015.