O SINASEFE Seção Natal realizou na tarde desta quarta-feira (06/05), uma reunião ampliada remota para discutir a intervenção no IFRN. A transmissão estava sendo feita pelo canal do Youtube do sindicato, direto da Reitoria, e em meio ao encontro, os servidores e alunos foram surpreendidos com a notícia da nomeação do Professor José Arnóbio como reitor do IFRN.

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e feita após a segunda decisão judicial assinada pela juíza da 4ª Vara Federal, Gisele Maria da Silva Araújo Leite, que determinou a suspensão da intervenção no IFRN e a nomeação do reitor eleito.

Após as comemorações pela nomeação do Professor José Arnóbio, a reunião foi retomada com falas dos servidores e alunos que participavam do encontro de forma remota e presencial.

A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Professora Nadja Costa, agradeceu o empenho de todos na luta contra a intervenção, registando a importância da organização e da defesa da democracia. “Somos construtores dessa história, e nós não vamos deixar de lutar pela democracia”.

Emanuelly Bezerra, coordenadora geral do SINASEFE, também comemorou a vitória e falou que “vamos continuar derrotando o governo Bolsonaro em todas as trincheiras até que consigamos restabelecer a democracia não só na nossa instituição, mas em todas as instituições”.

O servidor do Campus Cidade Alta, Shilton Roque, comemorou a vitória na justiça e falou que ela foi conquistada com muita luta. Ele lembrou também que precisamos ter cautela. “Vamos comemorar, mas também devemos ficar atentos aos próximos passos e manter as nossas pautas, porque o cenário é muito dinâmico”.

Para o estudante e presidente da UBES, Pedro Gorki, a vitória de hoje “é um encontro de várias lutas em defesa da educação e da democracia e possui um valor simbólico muito forte e significada de que nossa luta vale a pena. Que essa luta sirva como algo pedagógico para todos, diante de tantos desafios que ainda iremos enfrentar”.

O final da reunião contou com a participação do reitor eleito, Professor José Arnóbio, que compareceu à Reitoria e agradeceu os apoios recebidos nesse período de luta. “Foi gratificante ver o trabalho de cada um nas redes sociais e aqui. Com certeza construímos um legado muito forte nessas três semanas, cada um que está aqui, que se juntou e essa luta, fará parte da história dessa instituição e da educação pública desse país. Cada vez mais precisamos lutar pela democracia e defender essa instituição que é do povo brasileiro”.

Na ocasião, também foi feito um ato simbólico com o hasteamento da bandeira, que estava a meio mastro desde o dia 2o de abril, data do início da intervenção no IFRN.

A reunião também contou com a participação do coordenador geral do SINASEFE Nacional, David Lobão, que parabenizou a atuação do SINASEFE Natal, dos servidores e dos estudantes contra a intervenção. Elenira Vilela, coordenadora da DN, também participou do encontro, parabenizou a categoria pela luta e pela vitória e deu informes de como está a situação do IFSC, que ainda está sob intervenção do MEC.

Da diretoria do SINASEFE Natal, também participaram da reunião, de forma remota ou presencial, os coordenadores gerais, Emanuelly Bezerra e Francisco Dias; o diretor de Comunicação, Hugo Manso; o diretor de Formação Política, André Nobre; a secretária geral, Tânia Costa; e o diretor de Aposentados, Manoel Santos.