É manas, mais um 8M… quero dizer que já conquistamos muito sim, porém, para quem diz que o patriarcado acabou, todas nós percebemos diariamente que ele continua enraizado em nossa sociedade.

Hoje, assim como todos os dias, não é um dia de comemoração, mas sim, mais um dia de denúncia contra todas as formas de violência que nos afronta todos os dias. Mais um dia de luta em que tomamos as ruas para dizer NÃO ao machismo que nos é imposto a todo momento.

Não queremos flores, presentes, muito menos o seu assobio ao me ver andar na rua. Mulheres morrem a todo instante pelo simples fato de que homens se acham no direito de tirar suas vidas, porque simplesmente não se agradam com o seu comportamento, com o seu tipo de se vestir ou porque simplesmente querem.

O meu desejo para este dia internacional da mulher, e todos os outros dias, é que todas nós, NUNCA deixemos calar nossa voz. Nós somos fortes e como qualquer outro ser humano, temos direitos. Direito de decidir sobre o nosso corpo, sobre o que queremos usar, comprar, onde queremos morar, a que horas queremos sair, direito de dizer NÃO e ser RESPEITADA. Sem que ninguém interrompa a nossa caminhada.

Queremos, neste 8 de março, reafirmar que não fugiremos à luta até que todas sejamos totalmente livres. Muita força para o nosso dia-a-dia, nossa caminhada não é fácil, mas venceremos!

#MACHISTAS NUNCA PASSARÃO!
#ÉPELAVIDADASMULHERES ♥

*Texto e imagens: Coletivo Foque