No dia 23 de março de 2017, será lançado no IFRN Campus Natal-Central, o livro “O BÁLSAMO”, de Tereza Custódio. O SINASEFE Natal convida a todos e todas a prestigiarem o lançamento do livro que será realizado às 19h, no Auditório do Museu de Minérios do RN, na Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol.

Sinopse da obra
​O livro abrange temas ecléticos como o desamparo infantil, o empoderamento feminino e a envelhescência num relato surpreendente da vida e da morte entrelaçado com os sentimentos de amor e dor. A narrativa, inserida em um contexto histórico e político do país e pincelada com letras de músicas, leva-nos a cruzar com personagens densos ao interior do universo humano.

Saiba mais
O livro conta a história de Lara Castro, uma menina que fica órfã de mãe aos cinco anos. A partir daí, começa sua luta incansável na tentativa de se adaptar aos novos modelos familiares. Nessa caminhada cheia de atropelos, desamparo, bullying e abandono emocional, ela vai relatando suas vivências com lápis de cores ora cinza, ora colorido.

Aos quarenta anos, ao cuidar da avó materna, Lara resgata a família, recuperando um sentimento de pertencimento desse clã perdido na poeira da vida. Demite-se de um trabalho estafante, e adentra em um novo campo profissional como “Cuidadora de Idosos”. Seus horizontes se alargam e Lara passa a ver os aspectos frágeis e vulneráveis do ser humano. Depara-se com os desafios da contemporaneidade, as dificuldades nas relações geracionais.

No Solar Geriátrico Reviver, pessoas idosas quebram paradigmas e estereótipos, se permitindo novas histórias de amor, o que facilita o processo de cura e redescoberta daquele coração petrificado. Aos poucos, Lara vai recuperando a capacidade de superação das vitimizações e danos psicológicos que vivenciou e começa a acreditar num bálsamo milagroso capaz de curar as feridas do corpo e da alma.

Sobre a autora
Tereza Custódio nasceu em Senador Pompeu, Ceará, Brasil, em 1952. Graduada em Letras pela UFRN, tem especialização em Línguas Estrangeiras e Artes Cênicas e foi professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).