Dando continuidade à programação do Ciclo de Debates sobre “O ensino emergencial remoto no IFRN”, nesta quarta-feira (29/07), acontece o painel de debate “O ensino remoto para quem?”. A atividade é uma organização do SINASEFE Seção Natal e Seção Mossoró e será realizada às 15h no formato virtual, através do Google Meet com transmissão pelo canal do SINASEFE Natal no Youtube (https://is.gd/ZJOYBg).

O painel de debate tem como convidados o Professor Fernando Cássio (UFABC), o estudante e presidente da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares-UESP, Matheus Araújo (IFRN), a presidente do Grêmio Paulo Freire do Campus Zona Norte, Millene Barbosa (IFRN), a assistente social Danilma Medeiros (IFRN) e o Professor Francisco Carlos (IFRN). O painel será mediado pela Professora Nadja Costa, coordenadora geral do SINASEFE Natal.

O Ciclo de Debates tem como objetivo discutir a proposta de ensino emergencial remoto no IFRN numa perspectiva crítica, dialógica, inclusiva e defensora da qualidade social da educação pública. Entres os assuntos, serão discutidos a acessibilidade dos estudantes do IFRN ao ensino remoto, as reais condições em que esse acesso se daria, bem como as condições de trabalho dos servidores da educação frente ao imperativo do trabalho remoto.

O SINASEFE Seção Natal e Seção Mossoró concederão certificado para os participantes, a partir da inscrição e registro de presença, que serão feitos durante o evento.

Conheça os convidados

Fernando Cássio é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui bacharelado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (2006), além de bacharelado (2006) e licenciatura (2011) em Química e doutorado em Ciências (Química) pela mesma universidade (2011), com período sanduíche (2009-2010) na Wayne State University (Detroit, MI, EUA), bem como experiência docente na Educação Básica. Participa da Rede Escola Pública e Universidade e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Seus principais interesses de pesquisa incluem: políticas educacionais, desigualdades educacionais e Direito à Educação, com ênfase em políticas curriculares, educação baseada em evidências, avaliações de impacto de políticas educacionais, gerencialismo e financeirização da educação.

Matheus Araújo é aluno do subsequente do IFRN Campus Natal-Central, presidente da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (UESP), iniciou sua militância em 2016 em meio às luta contra a PEC 55 e pelo Fora Temer. Hoje organiza os estudantes do RN contra o desmonte da educação pública e o Governo Bolsonaro.

Millene Barbosa é estudante do 4º ano do curso de Eletrônica do IFRN Campus Zona Norte, é presidenta do Grêmio Estudantil Paulo Freire e secretária-geral da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares-UESP.

Danilma de Medeiros Silva é graduada em Serviço Social pela UEPB, especialista no Proeja pelo IFRN, mestre e doutora em educação pela UFRN, com ênfase dos estudos na avaliação de políticas públicas e particularmente na política de educação profissional. Realizou doutorado sanduíche no Instituto do Minho em Portugal, onde estudou sobre o ensino profissional em Portugal. Atualmente, é Assistente Social no IFRN Campus Natal-Central.

Professor Francisco Carlos é graduado com Licenciatura e Bacharelado em História, mestrado em Ciências Sociais, com a dissertação “Das salinas ao Sindicato: a trajetória da utopia salineira”, e doutorado em História da Educação, com a tese “Em Nome da Ordem e do Progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971)”. Todas as formações acadêmicas foram realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde 2006 é docente no IFRN Campus Natal-Central, com atuação no Ensino Médio Integrado e na Licenciatura em Geografia, na qual leciona História Econômica Geral e do Brasil.

Não fique de fora desse debate tão importantes para a comunidade acadêmica do IFRN. Agende-se e participe!

#SINASEFEnaLuta
#CiclodeDebates
#EnsinoRemoto
#ForaBolsonaro