No final da tarde desta sexta-feira, foi realizado, na Sala de Audiovisual 1 do Campus Natal-Central do IFRN, o Encontro Temático: Enegrecer o Feminismo – Mulheres Negras em Movimento. A atividade antecede à programação da “Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha”, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho no IFRN Campus Natal-Central.

A Roda de Conversa teve como subsídio o texto “Mulheres em Movimento”, de Sueli Carneiro (leia AQUI), artigo que busca demarcar a trajetória de luta das mulheres negras brasileiras no interior do movimento feminista nacional.

Durante a leitura do texto, os (as) participantes discutiram sobre os padrões impostos pela sociedade do patriarcado e como eles colocam a mulher em uma posição de subalternidade perante o homem. “São valores incutidos há muito tempo, em todos os espaços possíveis, e que hoje refletem também em todos os ambientes que frequentamos. Isso é tão cultural que às vezes nem nos damos conta de que estamos reproduzindo esses padrões, que acabam se cristalizando em sociedade”, comentou Socorro Silva, coordenadora do SINASEFE Natal e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade – NEGêDI.

A definição do conceito de Feminismo também foi discutida. “O Feminismo, enquanto uma construção teórica e ferramenta de combate ao patriarcado, de busca desenfreada pela igualdade entre homens e mulheres, analisa todas as questões na teoria e na prática e justifica esse debate, e é, também movimento político, porque organiza as mulheres em torno dessa busca pela igualdade, promove a discussão da autonomia político-econômica das mulheres e o empoderamento desse segmento”, explicou Socorro.

Para a professora, a presença da mulher negra no Feminismo é uma luta ainda mais importante e urgente. “Se a mulher, por si só, já é oprimida, usada, subalternizada pelo homem, essa condição acaba sendo potencializada no caso da mulher negra, e é por isso que o ‘enegrecer o feminismo’ é um movimento tão importante e ferramenta tão necessária de luta”.

SEMANA DA MULHER NEGRA

A Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha é uma realização da diretoria de Mulheres do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão – GEDM, em parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade – NEGêDI, SINASEFE Seção Natal e Coletivo Mulheres Independentes por uma Geração Autônoma – MIGA. O evento também conta com a participação da UFERSA, do DCE/UFRN e do Coletivo Pixaim.

A atividade, que tem como tema ”A mulher negra e sua identidade como resistência nos espaços acadêmicos, sociais e institucionais”, traz para a comunidade escolar do Instituto e a comunidade externa uma programação bastante diversificada, com intervenções visuais, rodas de conversa, palestras, exibição de filmes, feirinha, oficina de turbante e atrações culturais.

Interessados e interessadas devem se inscrever neste formulário:  https://goo.gl/s1nyj6.

Confira a programação completa AQUI e participe!

Confirme também presença no evento do Facebook: https://goo.gl/zjqvQ8.