A “Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha” será realizada nos dias 26, 26 e 27 de julho no IFRN Campus Natal-Central. O evento, que tem como tema ”A mulher negra e sua identidade como resistência nos espaços acadêmicos, sociais e institucionais”, traz para a comunidade escolar do Instituto e a comunidade externa uma programação bastante diversificada com intervenções visuais, rodas de conversa, palestras, exibição de filmes, feirinha, oficina de turbante e atrações culturais.

A atividade é uma realização da diretoria de Mulheres do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão – GEDM, em parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade – NEGêDI, SINASEFE Seção Natal e Coletivo Mulheres Independentes por uma Geração Autônoma – MIGA. O evento também conta com a participação da UFERSA, do DCE/UFRN e do Coletivo Pixaim.

No dia 25 de julho a Semana já começa às 7h com uma intervenção visual e logo em seguida a abertura traz uma roda de conversa sobre “A importância da celebração do dia 25 de julho”. À tarde a programação segue com a palestra “As Mulheres Negras contam sua História”, no Miniauditório da DIAC.

Já no dia 26 o evento apresenta exibição de filmes e rodas de conversa sobre o tema da Semana. E no dia 27, a programação traz intervenção urbana, rodas de conversa, feirinha, sarau, oficina de turbante e atrações culturais que estão sendo definidas.

A Semana festeja o 25 de julho, que comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe.

A realização do evento parte da importância da data no âmbito do feminismo negro no empoderamento das negras de dentro e fora do IFRN. A atividade procura enfocar a representatividade e os espaços de fala das mulheres negras na luta por direitos e provocar a reflexão sobre o ser mulher negra, levando essas mulheres ao autoconhecimento como tais e seu empoderamento, quebrando paradigmas e conscientizando-as da importância da ocupação e resistência nesses espaços que há tanto têm sido negados.

A atividade é aberta à comunidade externa, que deve se inscrever no https://goo.gl/s1nyj6.

Confirme presença no evento do Facebook https://goo.gl/zjqvQ8.

Confira, abaixo, a programação completa:
Cartaz Semana

 

Folder que será distribuído no evento:

FOLDER_frente SEMANA MULHER NEGRA

 

FOLDER_verso SEMANA MULHER NEGRA