As Seções Sindicais do SINASEFE realizarão Assembleias Gerais até o dia 24 de fevereiro, para debater com as bases do sindicato o Indicativo de Greve aprovado no 37º CONSINASEFE.
Essas Assembleias Gerais vão contemplar quatro pontos de pauta:
- análise de conjuntura;
- Reforma Administrativa (PEC 38/2025) e seus impactos na educação e nas condições de trabalho;
- não cumprimento de pontos, por parte do Governo Lula, dos Termos de Acordo nº 10/2024 e nº 11/2024, assinados na suspensão da greve de 2024;
- debate e deliberação sobre o Indicativo de Greve aprovado em 14/12/2025, no 37º CONSINASEFE.
Conforme deliberado no 37º CONSINASEFE, será realizada uma Plenária Nacional no dia 28 de fevereiro, com a finalidade de avaliar o conjunto das deliberações das bases e votar o indicativo de greve da categoria.
A Direção Nacional (DN) do SINASEFE está, desde já, à disposição para participar das Assembleias Gerais das Seções Sindicais, de forma remota, contribuindo com informes, análises e esclarecimentos, visando o fortalecimento do diálogo direto com os servidores da Educação Federal.
Sabemos que este é um momento sensível, que exige ampla discussão, organização e mobilização da categoria, ainda mais diante dos ataques aos direitos, às condições de trabalho e ao serviço público.
Destacamos, portanto, a necessidade da produção de materiais de mobilização. E para auxiliar as Seções Sindicais neste aspecto, disponibilizamos abaixo as peças que foram solicitadas pelas bases durante da Reunião Ampliada Virtual de 17/12/2025.
Downloads para as Seções Sindicais
Cinco modelos de cartazes – tamanho A3 – formato PDF
Faça o download do arquivo clicando aqui!
Cinco modelos de cartazes – tamanho A4 – formato PDF
Faça o download do arquivo clicando aqui!
Cinco modelos de faixas – 2,1m x 0,7m – formato PDF
Faça o download do arquivo clicando aqui!
Modelo de apresentação para Power Point – Três slides – formato PPTX
Faça o download do arquivo clicando aqui!
Sobre o Indicativo de Greve para 2026
O 37º CONSINASEFE aprovou no seu quarto dia de atividades (14/12) um indicativo de greve para 2026, com Plenária Nacional marcada para 28/02/2026 para votar a deflagração da greve, caso o Governo Lula não atenda integralmente os Acordos da Greve de 2024. Assista abaixo o momento da deliberação:
O indicativo de greve para 2026 foi aprovado por unanimidade por delegadas e delegados do 37º CONSINASEFE, tendo como pauta o cumprimento integral do que ainda não foi atendido dos Acordos da Greve de 2024. Assista abaixo a íntegra do 4º dia (14/12) do 37º CONSINASEFE:




