Por meio de sua Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais, o SINASEFE convocou nesta semana a retomada dos Grupos de Trabalho (GTs) das seções sindicais que debatem a temática.
Segundo a secretária de políticas educacionais e culturais, Andréa Moraes, as seções sindicais devem se organizar e enviar ao sindicato nacional as informações sobre seus GTs até dia 15 de setembro.
Confira o chamado em vídeo:
O Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais e Culturaus (GTPEC) tem por objetivo retomar o documento de contribuições do SINASEFE para Educação Profissional e Teconlógica (EPT) brasileira, atualizando, ampliando e aprofundando debates relevantes para a categoria.
“Pensar a EPT, o Ensino Médio Integrado, as políticas culturais, a pesquisa e a extensão devem ser tarefas do sindicato. Compreendemos que a participação das trabalhadoras(es) seja fundamental para que possamos nos apropriar desses debates e avançar em nossas ações. Além disso, deve contribuir para nos posicionarmos diante das contrarreformas educacionais dos últimos anos e dos desafios enfrentados pela educação pública federal” destacou a coordenação em ofício enviado às seções sindicais nesta segunda (01/09).
Veja o ofício completo:
OFICIOCIRC0382025SECOESSINDICAISReunião Ampliada da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais
A Reunião Ampliada da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais aconteceu no último dia 12 de agosto, de modo virtual. Estiveram em pauta os seguintes temas:
- O Novo Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
- O impacto nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) dos Institutos Federais (IFs)
- Reorganização dos Grupos de Trabalho (GTs)
- Retomada do Caderno de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE
- Orçamento da Educação
- Plano Nacional de Educação (PNE)
- PNE Antirracista
- Acesso, Permanência, Conclusão e Qualidade na Educação Profissional e Tecnológica – Objetivos 11 e 12 do PNE
- Mesa Setorial e Bilateral com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e o Ministério da Educação (MEC)