Ser estudante, no Brasil, é muito mais do que frequentar uma sala de aula. É resistir diante de cortes e retrocessos, é enfrentar desigualdades e lutar para que o direito à educação seja garantido a todos e todas. É transformar o conhecimento em ferramenta de liberdade, democracia e justiça social.
O Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, lembra a criação dos primeiros cursos de Ensino Superior do país, em 1827. Mas, ao longo da história, passou a simbolizar também a força e a coragem do movimento estudantil, protagonista em momentos decisivos: da resistência à ditadura militar às lutas por Diretas Já, da defesa de políticas de inclusão ao combate firme contra o autoritarismo e o conservadorismo que tentam silenciar as vozes críticas e restringir direitos.
Como diz a canção “Coração de Estudante”, “há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade”. Versos que traduzem o espírito que move gerações de estudantes: o cuidado com o outro, o compromisso com um futuro melhor e a consciência de que a transformação social começa com união, solidariedade e coragem para enfrentar os desafios do presente.
Hoje, o SINASEFE se alia aos estudantes que seguem ocupando escolas, universidades, ruas e redes para dizer não aos cortes, à precarização e a qualquer tentativa de desmontar o ensino público! Cada ato, cada assembleia e toda mobilização estudantil comprova: estudar é um ato político e transformador!
Neste 11 de agosto, reafirmamos nosso compromisso com uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade, parabenizando a cada estudante que sonha e luta por um Brasil mais justo. Vocês não são apenas o futuro, são o presente que transforma nosso país!
Viva a luta estudantil!
Viva as(os) estudantes brasileiras(os)!