A importância da participação dos servidores nos órgãos colegiados dos Institutos Federais foi tema de uma conferência na tarde desta quinta-feira (17), durante o segundo dia do I Seminário de Psicologia e Educação Profissional e Tecnológica. O evento, promovido pelo IFRN, vai até amanhã (18), no miniauditório do Câmpus-Natal Central, e conta com profissionais da área que atuam em institutos de todo o país.
 
O conferencista do tema foi o professor do Câmpus Cidade Alta, Marcel Matias, que fez um breve relato de sua experiência quando de sua participação no Conselho Superior do IFRN (Consup). Ele pontuou algumas práticas recorrentes nesses ambientes, como por exemplo a diferença entre o discurso – em que se prega a democracia do espaço – e a realidade – quando dificuldades diversas são impostas para a participação do servidor nas discussões em andamento.
 
“Geralmente, as críticas são feitas fora do espaço onde efetivamente as mesmas fariam diferença e poderiam gerar soluções. Isso ocorre porque há a tendência, por parte dos servidores, de não se envolverem, por causas diversas. E essa é uma postura que precisa ser mudada, porque os espaços só serão de fato democráticos se todos participarem, se houver o contraditório e o debate. E ter uma opinião sobre o processo não significa que se deva levar isso para o lado pessoal – é apenas uma opinião divergente”, comentou Matias.
 
Ao final de sua apresentação, ele deixou alguns questionamentos para o público. “Qual a importância da participação do psicólogo nessas instâncias? É algo a se refletir, de que forma o psicólogo pode contribuir nessa construção de espaços de fato democráticos nos Institutos Federais”, concluiu.
 
Para conferir na íntegra o texto produzido por Marcel Matias sobre o assunto e utilizado para embasamento de sua apresentação durante o seminário, clique AQUI.