Em 2022 temos um reencontro marcado com as lutas e mobilizações da classe trabalhadora já para janeiro: de 26/01 a 30/01, será realizado, em Porto Alegre-RS, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que será um evento de preparação para o Fórum Social Mundial (FSM) de 2022, que acontecerá no México.

Formato

Em formato híbrido (devido a pandemia de COVID-19 ainda não estar controlada), a abertura do FSMJD será com uma marcha, a partir das 15 horas de 26/01, que terá como eixo principal o “Fora Bolsonaro!”. A concentração será no Largo Glênio Peres, com encerramento no Largo Zumbi dos Palmares, onde, às 20 horas, teremos diversas apresentações culturais.

Organização

Cerca de 140 movimentos populares e entidades da sociedade civil fazem parte da organização do evento, que terá 14 assembleias das convergências. Entre as organizações que organizam o FSMJD estão o Coletivo Transforma MP, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ), a Associação de Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia (APD), a Associação Juízes para a Democracia (AJD), o Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e o Movimento Policiais Antifascismo.

Lideranças presentes

Diversas lideranças e referências da esquerda nacional e mundial participarão dos debates, como nosso ex-presidente Lula (na mesa de abertura), Guilherme Boulos (MTST) e Marinete Silva (mãe de Marielle Franco) – cada um deles com falas (nas assembleias de convergência) correspondentes aos seus assuntos: direito à moradia, saúde, liberdade religiosa, assassinatos de jovens pelas autoridades, combate à fome etc.

Objetivos

O FSMJD pretende mobilizar a sociedade civil e os profissionais do direito para discutir medidas que possam resguardar o funcionamento do Estado Democrático de Direito em todos os países, tendo como foco principal a articulação de todas as organizações e movimentos sociais internacionais interessados em denunciar as práticas antidemocráticas de lawfare (uso das leis como uma arma política), que têm sido usadas na América Latina e em outras partes do mundo para subverter a democracia, suas instituições e os próprios Estados Nacionais como um todo.

Uma de suas principais iniciativas do FSMJD será a realização de um Tribunal Internacional para julgar a Operação Lava Jato no Brasil e atividades de debates sobre os Sistemas de Justiça em todo o mundo.

Eixos

O FSMJD terá cinco eixos:

  1. Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais;
  2. Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados;
  3. Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça;
  4. Democracia, Comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça;
  5. Perspectiva transformadora do Sistema de Justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

SINASEFE estará presente

O SINASEFE participará do FSMJD e convoca, desde já, suas seções sindicais a se fazerem presentes no evento, de 26 a 30 de janeiro, em Porto Alegre-RS.

Será uma oportunidade valiosa de organizarmos o sindicato e as seções para as lutas contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e contra o governo Bolsonaro. No que depender da nossa disposição, não haverá um novo mês de janeiro com Bolsonaro como Presidente da República após 2022.

Veja a convocação de David Lobão (coordenador geral do SINASEFE) à participação do nosso sindicato no FSMJD, feita em 07/12/2021, em ato realizado em Brasília-DF:

Histórico

O evento se insere no processo dos vinte anos dos FSMs, iniciado em 2001 em Porto Alegre-RS, no Brasil. Naquela e nas edições seguintes, tanto em cidades brasileiras como em outras partes do mundo, o FSM manteve a aspiração original de transformação do sistema de dominação e da busca incessante da realização do seu lema: “outro mundo é possível”.

Páginas oficiais do FSMJD

Nossas participações em FSMs anteriores

* Matéria escrita com informações do Brasil de Fato e do Conselho Nacional de Saúde.