No dia 17 de dezembro, o SINASEFE Seção Natal enviou ao Conselho Superior do IFRN (CONSUP) o Ofício 033/2020 solicitando providências acerca da Decisão Administrativa 76/2020-RE/IFRN, que tratava da utilização de todos os códigos de vagas do IFRN para a contratação de servidores efetivos no intuito de iniciar as atividades do Campus Avançado Jucurutu. A solicitação do sindicato foi analisada e acatada pelo CONSUP, que retomou as regras do remanejamento interno do IFRN.

No documento, o SINASEFE pontuou reflexões sobre o tema e solicitou providências do CONSUP, dada a preocupação dos servidores quando o assunto foi discutido em Assembleia Geral da categoria. O documento do sindicato provocou a apreciação do no Conselho na primeira reunião após a posse do reitor eleito e conseguiu derrubar a medida tomada pelos interventores e retomar as regras já existentes do remanejamento interno do IFRN.

Um ofício também foi enviado ao interventor Josué Moreira, solicitando explicações sobre a Decisão Administrativa 76/2020, mas não obtivemos respostas da gestão interventora.

Em despacho publicado no dia 7 de janeiro, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do IFRN (CODEPE) efetivou a decisão do CONSUP e em seu posicionamento explicou que “as vagas que dispomos são decorrentes de vacâncias ou aposentadorias que já tem dificultado o perfeito desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas nos campi em funcionamento. Razão pela qual a mera destinação das vagas conforme disposto na referida decisão, além de não ser suficiente para propiciar um funcionamento adequado do novo campus, também inviabilizaria as atividades dos demais. Deve-se considerar que grande parte dos campi em funcionamento já estão com sua força de trabalho reduzida, já que além da existência de diversos cargos vagos, muitos de seus servidores foram cedidos ou requisitados (compulsoriamente) para outros órgãos”.

O SINASEFE Natal parabeniza a atual gestão do IFRN pela coerente revogação da decisão e reforça a importância do papel do sindicato, enquanto entidade representativa dos servidores, que sempre esteve atento aos desmandos da gestão interventora. Continuamos alertas e firmes no nosso propósito de acompanhamento e diálogo sobre os rumos do IFRN.

#SINASEFEnaLuta