O SINASEFE Seção Natal realizou nessa quarta-feira (17/08), uma Reunião Ampliada com os/as servidores/as do IFRN Campus Santa Cruz para discutir pautas como a recomposição salarial, o teletrabalho, as representações nos campi e a importância da filiação para o fortalecimento da luta sindical. O sindicato estava representado no encontro pelo Diretor de Comunicação, Fernando Varella.

Nos informes, Fernando Varella falou sobre a participação do sindicato no 3º Encontro das Mulheres do SINASEFE, que acontece de 18 a 21 de agosto, em Fortaleza/CE; sobre a nova Casa Sede do sindicato; informou sobre o atendimento jurídico da seção, que acontece toda terça-feira, das 8h às 12h, de forma presencial ou virtual; comentou sobre a ação coletiva do auxílio-creche, que tem como objetivo sustar todo e qualquer desconto do auxílio-creche dos/as servidores/as do IFRN e cobrar o reembolso das parcelas que foram cobradas; e sobre a realização da 176ª Plena do SINASEFE, que acontecerá no dia 03 de setembro, de forma virtual.

Após os informes, o Diretor de Comunicação falou sobre a pauta das representações nos campi, Fernando explicou que a ideia é levar o SINASEFE para mais próximo do Campus com a atuação de um representante de cada unidade do IFRN, o que tornará mais fácil a articulação das informações e das pautas locais.

Na pauta sobre a recomposição salarial, Fernando Varella exibiu o vídeo do Coordenador Geral do SINASEFE Nacional, David Lobão, que fala sobre a possibilidade de inclusão da recomposição salarial dos servidores públicos federais na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 e que o governo deu o prazo de até 25 de agosto para dar uma resposta à categoria. Ele também enfatizou que a categoria dos Técnicos Administrativos da Educação (TAE) estão desde 2017 sem reajuste salarial e que os docentes também acumulam perdas durante esse período.

Fernando Varella destacou a importância da filiação dos/as servidores/as ao sindicato, enfatizando que é com a contribuição sindical que financia as lutas da categoria, em seguida ele fez o chamado a todos e todas para fortalecer esse instrumento de luta.

Os/as servidores/as presentes no encontro fizeram questionamentos sobre a discussão da carga horária de quem está na função de coordenador de curso, se realmente é necessário cumprir 40 horas de jornada; a revisão do Regimento Interno do IFRN; a discussão do assédio; as lutas da categoria.

Sobre a carga horária de 40 horas da função de coordenação de curso, Fernando explicou que é necessário que o/a servidor/a faça o questionamento à gestão do IFRN, através de um processo, e caso não fique satisfeito com o encaminhamento apontado, entre em contato com o sindicato para que a assessoria jurídica possa orientá-lo. Já sobre a revisão do Regimento Interno do IFRN, Fernando informou que na próxima reunião da Diretoria do SINASEFE Natal com o Reitor do IFRN pretende incorporar esse ponto à pauta. Sobre a temática do assédio na instituição, o Diretor falou que o sindicato vem discutindo o tema e já planeja a realização de uma atividade com especialistas para tratar do assunto, pois acredita ser uma discussão urgente e necessária. Sobre as lutas da categoria, Varella informou que o SINASEFE Nacional e a Seção Natal continuam em Estado de Greve e na luta pela recomposição salarial, em defesa da democracia e por eleições livres.

Para Fernando Varella, “as visitas aos campi do IFRN são muito importantes para que a categoria se aproxime do sindicato, fique por dentro das ações da entidade e para que as pautas locais também sejam debatidas conjuntamente”.

As reuniões nos campi do IFRN estão acontecendo de forma gradual, de acordo com a disponibilidade da diretoria do sindicato. A intenção é que nas próximas visitas, o assessor jurídico da seção, o advogado Carlos Alberto Marques Júnior, também participe dos encontros. Os campi do IFRN que desejam levar o sindicato para as suas unidades, podem entrar em contato através do número (84) 99925-3892 e agendar uma visita.

#SINASEFEnaLuta
#ReuniãoAmpliada