O SINASEFE Seção Natal realizou na manhã dessa quarta-feira (06) uma videoconferência para orientar os docentes do IFRN sobre as Normas de Avaliação e esclarecer os procedimentos e desdobramentos posterior aos prazos da consulta pública sobre a Minuta de Resolução das novas normas para Avaliação de Desempenho Docente dos integrantes do Plano de Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRN.

A videoconferência foi acompanhada por servidores de sete Campus: Apodi; Canguaretama; Lajes; Natal-Central; Parelhas; Parnamirim; e São Gonçalo do Amarante. As orientações foram repassadas pelos membros da Comissão do CONSUP para Revisão de Normas e Instrumentos de Avaliação do Desempenho Docente/IFRN, os servidores Thiago Fernando de Araújo Silva, coordenador da Comissão, Juan Carlos da Cruz Silva e João Henrique de Melo Ferraz, e pela coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, que iniciou a videoconferência falando que o momento é importante para que os servidores docentes tirem as dúvidas relacionadas ao tema.

O coordenador da Comissão, Thiago Fernando, iniciou sua fala apresentando um panorama do processo. Thiago Fernando explicou desde a formação da Comissão, que é composta por cinco membros do CONSUP e colaboradores externos, o lançamento da consulta pública e o recebimento das propostas até o dia de hoje.

O professor João Ferraz apresentou um histórico de como era feita a avaliação nos anos anteriores e de como será, de acordo com o que está sendo apresentado na minuta da resolução. Ele falou também que a Comissão está presente em grande parte das discussões sobre o tema e que todos os membros estão disponíveis para qualquer esclarecimento sobre o assunto.

Durante o encontro, os docentes que acompanharam a videoconferência fizeram alguns questionamentos técnicos sobre o tema e foram esclarecidos pela Comissão, que ressaltou a importância dos docentes participarem da construção da resolução, enviando suas contribuições até o próximo dia 08 de julho, quando encerra a consulta pública sobre a Minuta de Resolução das novas normas para Avaliação de Desempenho Docente.

A consulta pública é aberta a toda comunidade docente do Instituto e as propostas deverão ser enviadas para o e-mail avaliacaodocente2016@ifrn.edu.br com o assunto ‘Contribuições à minuta de resolução da Avaliação Docente’. As propostas deverão ser identificadas com nome, matrícula, e-mail e telefone de contato do proponente e deverão conter proposições claras, consistentes e fundamentadas. O professor Juan Carlos informou que todas as contribuições terão respostas via e-mail, pois assim dará clareza ao processo.

Thiago Fernando explicou que a partir do dia onze a Comissão começa a distribuir as contribuições dos servidores para os seus membros fazerem uma análise inicial. Essa análise será discutida e votada nos dias 20, 21 e 22 de julho, inclusive no dia 22 com a presença do SINASEFE Seção Natal e Mossoró, PROEN e DGPE, para ver como a minuta ficará pós contribuições. Logo após, a minuta será submetida à PROJUR (para ver se não fere nenhuma legislação nacional que diz respeito à carreira docente), a DGTI (para ver se pode ser implementada via SUAP), a PROEN (para se pronunciar com relação a outras resoluções relacionadas a carreira docente) e a DGPE (para ver as resoluções no âmbito da Gestão de Pessoas que não estejam sendo contempladas e para saber como será o trâmite da progressão). Após a análise de todos esses setores, a Comissão protocola a minuta no CONSUP.

O professor Juan Carlos lembrou aos docentes que após a minuta ser alterada, “os campi se organizem junto aos seus representantes no CONSUP e se articulem para se posicionarem, pois não é a Comissão que vai definir a resolução e sim o CONSUP”.

Thiago Fernando complementou a fala do professor Juan dizendo que “o membro do CONSUP também poderá propor mudanças na minuta da resolução, então cabe aos docentes cobrar do seu representante no Conselho que se posicione de acordo com o que o campus se posicionou”.

Finalizando o encontro, Socorro falou do empenho do sindicato nas discussões e a importância da participação dos docentes na construção da resolução. “Desde o início o SINASEFE Natal tem apresentado um compromisso nessa discussão, pedindo ampliação dos prazos, a mudança da metodologia no sentido de oportunizar um debate mais qualificado, mais participativo e mais democrático. A resolução é um documento que vai nortear nossa vida, nossa carreira, por isso é importante que todos os docentes se apropriem da discussão”.

Confira a videoconferência na íntegra no https://goo.gl/Jb246M