Pensando em discutir a carreira dos servidores do IFRN, o SINASEFE Seção Natal e o Grupo de Trabalho da Carreira (GT Carreira) realizam nos próximos dias 19 e 20 de outubro, no Auditório do Museu de Minérios do Campus Natal-Central, o primeiro Seminário “Carreiras dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica: Lutas, Desafios e Conquistas”. O encontro reunirá autoridades, pesquisadores e servidores para discutir os avanços e os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na rede.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de acompanhar mesas dedicadas à discussão da estrutura e da jornada de trabalho dos docentes, os critérios de ingresso e a atualização das atribuições dos TAEs, os ataques à profissão, com destaque para a discussão do Plano de Demissão Voluntária e Incentivo a Licenças – PDV e do Projeto do Fim da Estabilidade do Servidor Público, já aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Além das questões pragmáticas, o Seminário também deve dedicar alguns momentos à discussão da conjuntura política e suas consequências para o futuro dos trabalhadores e dos serviços públicos. Desde que tomou o poder, o governo Temer, amparado pelo Congresso Nacional, iniciou a implantação de uma série constante, e até agora ininterrupta, de medidas voltadas para o estabelecimento de um estado mínimo.

Para a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, “apesar do empenho do Planalto em sucatear os serviços públicos, precarizar as condições de trabalho e privatizar tudo que for possível, o sindicato e os trabalhadores devem continuar discutindo a carreira e seguindo no enfrentamento das problemáticas que impedem o bom desempenho de suas funções”.

Segundo Victor Varela, servidor do Campus Cidade Alta e membro do GT Carreira, o grupo espera mobilizar a base com o Seminário. “Acreditamos que os trabalhadores precisam se apropriar cada vez mais das estruturas da carreira docente e técnica, para estarem instrumentalizadas na luta por aperfeiçoamento das conquistas dos servidores da educação profissional e tecnológica”, explicou Victor.

As inscrições para o seminário devem ser feitas pela internet através do link https://goo.gl/21BJR2 e seguem até o dia 17 de outubro. O evento tem como público alvo os servidores docentes e técnico-administrativos do IFRN e as questões debatidas neste seminário serão levadas ao Seminário de Carreira do SINASEFE Nacional, que acontece entre os dias 1º e 3/11, em Brasília/DF.

Se inscreva, agende-se e participe!

Serviço

O quê? Seminário “Carreiras dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica: Lutas, Desafios e Conquistas”
Quando? 19 e 20 de outubro – 8h às 12h e 14h às 16h
Onde? Auditório do Museu de Minérios – CNat/IFRN
Mais informações: Na Secretaria do Sindicato, pelos telefones (84) 3201-3856 e 99925-3892 ou pelo e-mail sinasefern@gmail.com

 

Programação Seminário “Carreiras dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica: Lutas, Desafios e Conquistas”

19 e 20 de outubro de 2017

Dia 19/10

MANHÃ

09h00 – Abertura

09h30 – 1ª MESA: Trajetórias, perspectivas e desafios para as carreiras EBTT/PCCTAE

11h00 – Intervenção da plenária

12h30 – Almoço

 

TARDE

14h00 – Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) – Legalidade, importância, estrutura e jornada de trabalho

14h00 – Comissão Interna de Supervisão (CIS) – Legalidade, importância, estrutura e jornada de trabalho

15h30 – Carreira EBTT e jornada docente – Atualização e critérios de ingresso; atualização das atribuições do cargo; reclassificação dos cargos

15h30 – Racionalização do PCCTAE (Ofício Circular nº1/2017) – Atualização e critérios de ingresso; atualização das atribuições do cargo; reclassificação dos cargos

16h30 – Intervenção da plenária

17h00 – Aprovação dos encaminhamentos apresentados

 

Dia 20/10

MANHÃ

08h30 – Mesa CND: Reestruturação da carreira EBTT

08h30 – Mesa CNS: Reestruturação do PCCTAE e Reconhecimento de Saberes e Competências para os TAEs (RSC)

09h20 – Intervenção da Plenária

10h30 – Ataques à carreira: Plano de Demissão Voluntária e incentivo às licenças (MP 792/2017) e projeto que prevê o fim da estabilidade do Servidor Público

11h30 – Intervenção da plenária

12h30 – Almoço

 

TARDE

14h – Socialização dos encaminhamentos dos GTs

16h30 – Encerramento