O Sinasefe Seção Sindical Natal realizou nessa segunda-feira (07), no Auditório do Campus Natal-Central, o debate com os três candidatos a reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN): os professores Marcel Lúcio Matias Ribeiro; Ricardo Kleber Martins Galvão e Wyllys Abel Farkatt Tabosa.

O debate foi realizado em três blocos: O primeiro bloco com perguntas entre os candidatos; o segundo com perguntas da plateia (docentes, técnico-administrativos e discentes); e o terceiro bloco com as considerações finais dos candidatos.

Os candidatos responderam perguntas importantes que versaram sobre a flexibilização das 30h; a greve; questões orçamentárias; flexibilização de uniformes; assistência estudantil; planejamento participativo; transparência; gestão democrática; inclusão social; entre outros temas.

Para o candidato Marcel Matias, o debate aconteceu no momento certo. “O debate foi muito bem organizado e conduzido. O público participou com perguntas bem elaboradas, dentro de nossa reflexão aqui para o IFRN, e acho que nós todos saímos vitoriosos nesse debate. Foi o momento certo para finalizar a campanha aqui no Instituto”.

Já para o candidato Ricardo Kleber, os debates foram enriquecedores. “Esse debate, assim como os outros que aconteceram, foi uma demonstração muito bonita da Instituição, de uma democracia e um momento ímpar na nossa história. Foi uma troca de ideias, onde nós fizemos um pacto entre os candidatos para que aquele que for eleito leve o que foi discutido aqui para dentro de sua gestão, pois ótimas ideias saíram daqui”.

O candidato Wyllys Farkatt disse que o momento é importante para que alunos e servidores conheçam e escolham o melhor candidato. “Foi um debate respeitoso, com proposições de ideias. É mais um momento importante para que a comunidade escolar tome sua decisão pelo melhor candidato. Acho que conseguimos transmitir bem aquilo que estávamos pretendendo transmitir para a comunidade e agora vamos aguardar o resultado das urnas”.

O Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, do Campus Natal-Central, através do seu representante Rodrigo, cobrou o compromisso de uma gestão que também atenda os estudantes. “Queremos cobrar, independente de quem ganhe, que esteja mais presente dentro dos Campi, que escutem diretamente dos estudantes as pautas que nós questionamos, pois queremos um reitor que venha nos representar de fato”.

A diretora de Formação Política do Sinasefe Natal, Maria Aparecida Fernandes, reforçou sobre a importância da realização do debate e da reflexão, “especialmente em um momento em que o país é atingido por uma tentativa de golpe, num claro desrespeito ao processo democrático”.

Aparecida agradeceu a participação de todos que estiveram envolvidos na realização do debate e convocou a comunidade escolar a fazer parte do processo eleitoral para o fortalecimento da coletividade e da democracia. “Reflitam, se conscientizem, elejam seus candidatos no dia nove e não se furtem de participar desse processo democrático”, finalizou a diretora do Sinasefe Natal.

O debate foi realizado de acordo com as Normas para o processo eleitoral do IFRN, em parceria com a Comissão Eleitoral Central, e teve como mediador o prof. do Curso de Comunicação Social da UFRN e autor do livro “Discurso e argumentação no Blog ‘Fatos e Dados’ da Petrobras”, Daniel Dantas Lemos.

O evento foi gravado e pode ser visto no canal do Youtube do Sinasefe Natal (https://goo.gl/tJzl81).

DEBATES
O Sinasefe Natal, em parceria com a Comissão Eleitoral Geral, as Comissões Eleitorais Locais, os Grêmios Estudantis e os CAs dos Campi, iniciou no último dia 25 uma série de debates com os candidatos a diretores-gerais dos Campi Nova Cruz, Cidade Alta, Parelhas, Natal-Central, EaD e Parnamirim, culminando com o debate de hoje com os três candidatos a reitor do IFRN.

O objetivo dos debates foi apresentar os candidatos à comunidade escolar do IFRN e dar a oportunidade para cada um expor e defender suas propostas e ideias de gestão para os próximos quatro anos no cargo disputado, além de fazer com que a comunidade tenha a chance de analisar, conhecer e escolher as propostas que possam contribuir para o melhor desempenho de sua instituição.

VOTAÇÃO
A eleição para diretores-gerais e reitor do IFRN acontece na próxima quarta-feira (09 de dezembro), das 8h às 21h. Para os servidores votarem, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os alunos poderão votar apresentando tanto o documento oficial quanto a carteira estudantil. Os candidatos eleitos irão assumir seus cargos para a gestão no período de março de 2016 a março de 2020.

Para conferir a lista dos candidatos a diretores-gerais e a reitor do IFRN clique no link http://www.novo.sinasefern.org.br/wp-content/uploads/2015/12/Resolucao-no-02-2015-Comissao-Central.pdf