O SINASEFE Natal participou na manhã desta sexta-feira (28/06), na Reitoria do IFRN, da 5ª Reunião Extraordinária do CONSUP, que trataria exclusivamente da análise e discussão da revisão de ofertas do Ensino Médio Integrado. A Seção se fez presente no encontro com as coordenadoras gerais, Emanuelly Bezerra e Nadja Costa.
 
Por questão de ordem, a reunião não teve prosseguimento, pois foi identificado que o processo não passou pelo CONSEPEX, e de acordo com o regimento da Instituição, toda matéria deve seguir todos os ritos antes de ser discutido no CONSUP.
 
A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Nadja Costa, teve um momento de fala na reunião e enfatizou a necessidade do aprofundamento do debate sobre o tema com toda a comunidade escolar e a sociedade.
 
A gestão do IFRN pretende reduzir de quatro para três anos a duração dos cursos de ensino médio integrado à educação profissional técnica. A justificativa da Reitoria para a mudança é a dotação orçamentária. A intenção é que a redução seja feita já a partir de 2020.
 
A redução da temporalidade do currículo do ensino médio integrado do IFRN não é consenso na comunidade escolar do Instituto, que apontou desde os fóruns, a necessidade de mais tempo para ampliar a discussão e questionando a fragilidade do método adotado.
 
Em todas as dimensões, política, administrativa e pedagógica, o SINASEFE Natal prima pelos princípios da gestão democrática: participação efetiva, descentralização e autonomia, e reforça a necessidade de aprofundar a discussão nos Campi do IFRN, levando em conta os princípios apontados.