Com o objetivo de dar ampla divulgação às contas do sindicato, o SINASEFE Nacional passa a divulgar as informações da Tesouraria da entidade. A medida foi comunicada na 142ª PLENA, realizada no último final de semana em São Paulo (de 29 a 30 de abril).

Confira, abaixo, informações sobre os documentos que estão em anexo:

  1. Comparativo – percentuais consignação e diferença rateio 30 CONSINASEFE

Esse arquivo tem por objetivo demonstrar que com a alteração estatutária realizada no Congresso de João Pessoa, a DN perdeu 25% da sua arrecadação, ao contrário do que parecia quando houve a aprovação da tese, onde vários delegados entenderam que a diminuição da receita seria de apenas 5%. Os 5% a menos foram em relação ao montante total, mas quando considerado o montante retido, a queda de arrecadação da DN reduziu em 1/4. Numa gestão que pretende aproximar a DN da base, essa limitação financeira pode ser uma barreira. Sobre a diferença no rateio, nesse arquivo é apresentado apenas o resumo do que consta no próximo – em detalhes.

  1. Cópia de DIFERENÇA A SER PAGA RATEIO SOLIDÁRIO 30º CONSINASEFE

Esse arquivo apresenta diferença no valor do rateio solidário inicialmente divulgado pela comissão organizadora e o efetivamente calculado após os ajustes necessários durante a realização do congresso. A diferença se deu em função da necessidade de contratação de quartos extras, além da necessidade de diárias extras para além da data final do congresso, por conta de disponibilidade de horários de voos, o que implicou em mais uma diária para um bom número de participantes. Aqui, gostaria de consignar uma informação para contrapor uma fala realizada durante a PLENA. Que as finanças da DN estão em situação crítica por conta da realização do CONSINASEFE no Royal Tulip. Essa fala não faz sentido nenhum, primeiro porque o Congresso é pago pelas bases e não pela DN. Para isso é que existe o rateio solidário. É importante esclarecer essa questão, para que esse discurso não se propague. Além disso, o Congresso Eleitoral de 2016 não custou R$ 200,00 a mais que o Estatuinte de 2015, considerando inclusive esse ajuste/diferença no valor do Rateio. Levando em consideração a estrutura do Congressos (hospedagem em 3 locais diferentes em 2015 contra 1 local em 2016; alimentação paga pelo delegado/seção em 2015 contra alimentação incluída no valor do rateio em 2016; qualidade precária de algumas acomodações em 2015 contra hospedagem em um dos melhores hotéis de Brasília em 2016) e ainda considerando a inflação do período, essa questão do custo do CONSINASEFE 2016 se esgota. Por fim, precisaremos deliberar/aprovar o pagamento dessa diferença (R$ 99,23 por delegado) na nossa próxima PLENA. A proposta que precisamos aprimorar, é de que esse montante arrecadado seja utilizado para custear os encontros regionais aprovados na 142 PLENA.

  1. Despesas SINASEFE abril 2016

Esse arquivo apresenta a relação detalhada das despesas no mês de abril. Conforme solicitado na 142 PLENA, é importante que todos façam a análise crítica desse documento, indicando possíveis intervenções para redução dos gastos do SINASEFE.

  1. Receitas – seções com problemas em contas

Esse arquivo apresenta a única fonte de receita da DN, que é o percentual de 15% sobre as consignações realizadas do total de sindicalizados vinculados ao SINASEFE. Inclui consignações diretas, realizadas pela rubrica do SINASEFE, além de depósitos pelas Seções que possuem rubricas próprias.

Confira os documentos na íntegra clicando nos links abaixo:

Com informações do SINASEFE Nacional

 Leia também: