A programação da “Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha” continua, e hoje (26) trouxe a exibição do curta-metragem “Cores e Botas”, filme que conta a história de Joana, uma menina negra que queria ser paquita. Em seguida, aconteceu a Roda de Conversa “Por que as botas têm cor?”.

Após assistirem ao curta, as participantes da roda de conversa fizeram a relação do filme com acontecimentos pessoais vividos ao longo de suas vidas. Entre os temas abordados na conversa estavam o racismo, preconceito, padrões de beleza, discussão de gênero, sexualidade, a falta de representatividade da mulher negra nos espaços culturais e midiáticos e histórias de superação.

Para a diretora de Mulheres do Grêmio Djalma Maranhão, Isabelly Araújo, a atividade foi muito enriquecedora. “É muito enriquecedor e gratificante para nós discutir as pautas que o filme aborda e escutar as vivências de mulheres mais experientes, tanto em suas áreas de atuação e enquanto mulheres negras que vivem nesse país machista e racista”.

Socorro Silva, coordenadora do SINASEFE Natal e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade – NEGêDI, lembrou que a militância é ferramenta política e instrumento mais necessário para que a mulher negra se faça ouvir e conquite todos os espaços.

A “Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha” tem como tema “A mulher negra e sua identidade como resistência nos espaços acadêmicos, sociais e institucionais”. A atividade é uma realização da Diretoria de Mulheres do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão – GEDM em parceria com NEGêDI, SINASEFE Natal e Coletivo Mulheres Independentes por uma Geração Autônoma – MIGA.

Amanhã (27), último dia de programação, o evento traz intervenção urbana, rodas de conversa, feirinha, sarau, oficina de turbante e atrações musicais com a acordeonista Carol Benigno e Anny Caroline e “Elas Cantam Elas”.

Confira a programação completa AQUI e participe!

Confirme também presença no evento do Facebook: https://goo.gl/zjqvQ8.