Com objetivo de homenagear e rememorar a vida e a obra de Paulo Freire, o SINASEFE Natal trouxe para o IFRN o espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia’ para uma temporada de 04 apresentações. A primeira parada da trupe foi no Campus do IFRN Ipanguaçu, na tarde da última terça-feira (03/04).

Enquanto o governo federal tenta apagar a memória e a importância de Paulo Freire, o monólogo levou para o IFRN Ipanguaçu a vida de um dos nossos maiores pensadores do nosso tempo. De forma lúdica e poética, os expectadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse pernambucano que tanto contribuiu para Educação do nosso país. A peça foi muito bem recebida pelos servidores e estudantes do campus que lotaram o Auditório para assistirem ao espetáculo. Após a encenação, aconteceu uma roda de conversa com os espectadores e atores sobre o processo de criação do espetáculo.

Para a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Nadja Costa, é importante que estudantes e educadores se apropriem da vida e obra do patrono da educação brasileira, e não se deixem enganar pelos constantes ataques sofridos por Paulo Freire nos últimos anos. “Trouxemos as suas ideias para nunca esquecermos do seu legado e dos grandes feitos pela educação pública brasileira. A reflexão caminha pelos valores da nossa identidade, nossas raízes, bem como a valorização de todas as conquistas sociais e, sobretudo, reforça a valorização do humano e da capacidade de amar e de revolucionar. Amar é mudar as coisas é a tônica dos nossos tempos”, comentou a coordenadora.

A obra é interpretada pelo ator Richard Riguetti, conta com dramaturgia de Junior Santos e encenação de Luiz Antônio Rocha e tem duração de 70 minutos. As próximas apresentações serão realizadas no Auditório do IFRN Campus Ceará-Mirim no dia (05/12), às 16h e no Auditório do IFRN Campus Natal-Central, no dia (06/12), às 18h. A entrada é gratuita.