Por suas vidas, mulheres saem às ruas na celebração do 08 de Março

Imagem Destaque

Mulheres de Natal saíram às ruas da cidade na tarde desse 08 de Março, Dia Internacional das Mulheres, para denunciar o machismo, o racismo, a fome, a misoginia, a violência, a retirada de direitos e o governo genocida de Jair Bolsonaro.

O ato “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais”, teve concentração na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, e seguiu em caminhada até o Centro da Cidade. A atividade reuniu mulheres de coletivos feministas, de partidos políticos, de entidades sindicais, estudantes, mulheres do campo e de ocupações.

Com faixas, cartazes e ao som de muita batucada, as mulheres entoaram palavras de ordem contra todas as formas de opressão. Durante todo o percurso, representantes de diversos segmentos tiveram um momento de fala e expressaram suas posições sobre as pautas femininas. Pediram pelo fim do machismo, do racismo, do feminicídio e de todas as formas de violência contra a mulher. Lembraram da luta contra o fascismo e contra a retirada de direito das mulheres e de todos os trabalhadores.

Para a coordenadora geral do SINASEFE Natal, professora Nadja Costa, “a importância dos atos no #8M – forjado nas lutas das mulheres por direitos, respeito, liberdade e pela desconstrução da romantização deste dia mundial – são ainda, imprescindíveis para demarcar o sentido político das nossas pautas feministas. É pela vida das mulheres no mundo inteiro, e mais especificamente no Brasil de um governo fascista, genocida, que está destruindo as poucas conquistas sociais da população e pior, quer se manter no poder. Extremamente adequado ter como tema central o grito: Bolsonaro Nunca Mais!”.

A educadora popular Tati Ribeiro, da Rede Emancipa, movimento nacional de educação popular, destacou que é preciso exterminar o Bolsonaro da política brasileira, pois ele comanda uma política antimulheres, antiLGBTQIA+, antinegras e negros. “Hoje nós estamos aqui na rua dizendo que as mulheres serão capazes de derrotar o Bolsonaro. Somos muitas aqui e centenas de milhares por todo o Brasil dizendo Fora Bolsonaro, dizendo que é preciso lutar pelas nossas vidas, dizendo que não queremos mais nenhuma a menos. Sabemos que os dados de feminicídio e violência contra a mulher tem aumentado no Brasil de maneira radical, e é preciso dar um basta a essa política de violência”.

Uma intervenção cultural marcou o fim do ato das mulheres. No cruzamento da avenida Rio Branco com a João Pessoa, a escritora e estudante Angélica Medeiros declamou poesias e cantou versos de canções que falam da luta das mulheres.

> Confira a cobertura fotográfica do ato em nosso site: https://www.sinasefern.org.br/08-de-marco-dia-de-luta-das-mulheres/

08 de Março, todas juntas na luta em defesa da vida!

#SINASEFEnaLuta
#8MNatal
#DiadasMulheres
#BolsonaroNuncaMais

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.