Diante do descumprimento dos acordos da greve realizada em 2024, o SINASEFE está debatendo novamente a realização de um movimento paredista. Passo que antecede a deflagração(início) da greve, a aprovação de seu indicativo aconteceu no dia 14/12/25, durante o 37º CONSINASEFE. Já se passaram 574 dias desde a assinatura dos acordos da greve passada e diversos itens não foram cumpridos, tanto relativos aos(às) trabalhadores(as) docentes quanto às(aos) técnico-administrativos(as) em educação (TAEs).
Ao longo destes 574 dias o sindicato nacional realizou numerosas exigências de cumprimento dos acordos. A entidade esteve presente em todas reuniões e grupos de trabalho convocados pelo governo, participando ativamente da elaboração de minutas e de propostas. Foram organizadas dezenas de manifestações, marchas, atos, panfletagens e rodas de conversa. Além disso, diante da demora prolongada, foram realizadas paralisações nacionais (de 24h e de 48h), como por exemplo nos dias 11/09/2025, 28/10/2025, 26/06/2025, 12/03/2025 e 15/10/2024.
Confira abaixo algumas das publicações que registram as cobranças recentes do sindicato e a mobilização da categoria exigindo ostensivamente o cumprimento dos acordos:
Veja aqui todas as publicações relativas ao assunto.
A greve já tem data pra começar?
Ainda não. As seções sindicais que organizam as(os) trabalhadoras(es) da Rede Federal de Educação vão realizar assembleias nos locais de trabalho, debatendo o assunto, até o próximo dia 24 de fevereiro. Vencida essa etapa, será realizada a 207ª PLENA, entre os dias 27/02 e 01/03, em Brasília-DF, para aprofundar o debate sobre a greve e indicar seu cronograma.
AAssembleia do SINASEFE Seção Natal vai ser realizada no próximo sábado (24/01), às 9h, e acontecerá no formato híbrido: presencial na Casa Sede do Sindicato e através do Google Meet (http://meet.google.com/kpe-hiwo-dms). O encontro também será transmitido pelo canal do SINASEFE Natal no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=QWlJ_jtyk2w).
Com informações do SINASEFE Nacional




