O SINASEFE esteve presente, na manhã de hoje (10/07), numa reunião entre entidades sindicais e parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), que teve por objetivo organizar a luta e a pressão sobre deputados e senadores em torno da votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2019.
A reunião aconteceu nas dependências da Câmara Federal, em Brasília-DF, mais precisamente na sala da liderança do PT na casa, e contou com as participações da deputada Erika Kokay (DF) e dos deputados José Guimarães (CE) e Paulo Pimenta (RS).
O PLDO 2019 contém ataques diretos aos serviços e servidores públicos, como o corte de 10% no custeio, o congelamento salarial e a proibição de concursos públicos. Para evitar isso, as entidades estão buscando as supressões dos artigos 15 e 92-A.
Durante a reunião, um panfleto que será distribuído ainda na tarde de hoje aos parlamentares, foi lido, corrigido e aprovado. Confira aqui o documento em formato PDF. O texto é assinado por 65 entidades.
A estratégia proposta pelos parlamentares petistas e aprovada pela bancada sindical é de fazer pressão no máximo de parlamentares na tarde desta terça-feira (10/07), tendo em vista que a votação do PLDO 2019 deve ir ao plenário do Congresso Nacional amanhã (11/07).
Intensificar as conversas com deputados e senadores do PODEMOS, do PPS, da REDE e mesmo os da bancada governista que sejam ligados às categorias de servidores públicos será a tarefa central a ser desenvolvida no restante do dia.
Representação
O SINASEFE foi representado no espaço pelas diretoras Camila Tenório (pasta de Políticas Educacionais e Culturais) e Cristiane Gonzaga (pasta de Combate às Opressões) e pelo diretor Carlos Magno (coordenador geral). Os três seguirão nas atividades desta tarde que serão desenvolvidas pelos sindicatos no Congresso.
A CSP-Conlutas, central à qual o SINASEFE mantém filiação, também esteve no espaço, representada por Gibran Jordão.
Fonasefe
Ontem (09/07) o Fonasefe lançou um panfleto destinado à população e aos parlamentares, intitulado “PLDO 2019: se aprovar, o Brasil vai congelar – diga não”.
O texto do Fórum traz as reflexões sobre os danos que já existem, devido a EC 95/2016, e que serão agravados caso o texto do PLDO 2019 seja aprovado da maneira que está. Leia aqui o documento na íntegra.
Ao vivo
Relembre aqui nossa peça de cobertura ao vivo lançada nas redes sociais durante o andamento da reunião.
Fotos
Confira aqui o álbum de fotos desta reunião com os parlamentares petistas.
Com informações do SINASEFE Nacional