O SINASEFE Seção Natal realiza no dia 04 de maio, a palestra “Educação, trabalho e democracia no Brasil”. A atividade acontece em celebração ao Dia Internacional do/a Trabalhador/a e marca a retomada de eventos totalmente presenciais do sindicato.

A palestra, que será realizada às 15h, no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central, terá como palestrantes o biólogo, pedagogo, professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher; o professor de História, escritor, militante e educador popular, Jones Manoel; e a servidora pública e militante do Movimento Luta de Bairros (MLB) e do Movimento de Mulheres Olga Benário, Samara Martins. A atividade será mediada pelo professor do IFRN, Leonardo Guimarães, coordenador da pasta de Formação Política do Sindicato.

A Diretoria do SINASEFE Natal convida todos e todas a se fazerem presentes neste dia de luta e celebração do/a Trabalhador/a e destaca a relevância do debate de temas tão importantes para a classe trabalhadora e para o fortalecimento da nossa luta.

Para realizar sua inscrição, o servidor deve preencher um formulário através do link:
https://forms.gle/4WxvEm4YD33bQmsLA

O SINASEFE Seção Natal concederá certificado para os participantes, a partir do registro de presença, que será feito durante o evento.

Conheça os palestrantes

> Roberto Leher
O professor Roberto Leher é um biólogo, pedagogo, professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ em 1984, o professor tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e servidor da instituição desde 1988.

De 1997 a 1999, foi presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-Ssind) e, de 2000 a 2002, do Andes-SN, sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior. Foi eleito em 7 de maio de 2015 como reitor da UFRJ, tomando posse do cargo em 3 de julho do mesmo ano, sendo assim o 28º reitor da instituição. Recebeu em 2014 a medalha Pedro Ernesto, como homenagem ao seu trabalho como educador.

> Jones Manoel
Jones Manoel é um historiador, marxista, youtuber, professor de história, comunicador popular, escritor, e militante, conhecido pelo seu canal no YouTube denominado Jones Manoel. É graduado em licenciatura em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Serviço Social pela mesma universidade.

Nascido e criado na Favela da Borborema, em Recife, ganhou fama na internet ao falar sobre marxismo e educação popular. Aos 14 anos, trabalhava vendendo jornais no semáforo da sua cidade. Em 2011, com 23 anos, começou a cursar história na UFPE, e iniciou, em simultâneo, a sua militância no PCB. Escreve para a Revista Opera, Blog da Boitempo, Jornal “O Poder Popular”, do PCB, assim como o seu sítio, para o Lavrapalavra, e participa no podcast Revolushow. Estreou a sua coluna em vídeo no canal do CartaCapital a 5 de agosto de 2020, onde pretende construir uma “espécie de glossário com temas fundamentais do debate político”. Entende que “um dos grandes problemas do Brasil hoje é o baixo nível do debate político” e sugere como atuação a “pedagogia política”. No dia 12 de dezembro de 2021, anunciou a sua pré-candidatura como governador do Estado de Pernambuco pelo PCB.

> Samara Martins
Samara Martins é mulher negra de luta, mãe e servidora pública – dentista do SUS/ESF. No Rio Grande do Norte, Samara ajudou a reorganizar a UESP, se formou em Odontologia pela UFRN, onde foi presidenta do Centro Acadêmico do curso. Também foi diretora da União Nacional dos Estudantes – UNE. Atualmente é vice presidenta da Unidade Popular – UP e militante do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB e do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Serviço
O quê? Palestra “Educação, trabalho e democracia no Brasil”
Quando? 04 de maio (Quarta-feira)
Horário? 15h
Onde? Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central

Agende-se e participe!

#SINASEFEnaLuta
#DiadoTrabalhador
#SOSServiçoPúblico