O SINASEFE Seção Natal realizou na manhã desta terça-feira (27), no Campus EaD, uma videoconferência sobre os perigos da Reforma do Ensino Médio (MP 746/2016). O objetivo da transmissão foi oportunizar o debate e os esclarecimentos necessários sobre a reforma.

Para falar sobre o assunto, a Seção Natal convidou o Prof. do IFRN referência nacional sobre o tema, Dr. Dante Henrique Moura, que fez uma explanação sobre a reforma, apresentando alguns informes gerais sobre a Medida Provisória 746, e respondeu questionamentos dos alunos e servidores dos Campi João Câmara, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros, Lajes, Parelhas, Caicó, São Gonçalo do Amarante e Natal-Central, além de internautas dos estados de Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia e em Brasília que estavam acompanhando a transmissão da videoconferência.

O professor Dante iniciou sua fala alertando que “a atual Reforma do Ensino Médio é um ataque e um golpe contra a sociedade brasileira”, que ela segue a lógica do capitalismo neoliberal, ou seja, fazer mais com menos, ampliar tudo, mas de forma mais barata e precária.

Questionado sobre o que a sociedade deve fazer para barrar essa MP do retrocesso, o professor respondeu que é preciso chegarmos às ruas coletivamente e mostrar ao governo golpista que existe sociedade no Brasil. “Precisamos imediatamente ir para as ruas. Temos que buscar nossos colegas da rede estadual de ensino e trabalhar de forma integrada e articulada para chegar aos estudantes, aos pais, à sociedade e denunciar essa reforma. Precisamos mostrar para esse governo que existe sociedade, que ela não está alheia a esses ataques que nos estão sendo perpetrados todos os dias”, finalizou professor Dante Moura.

A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, ressaltou a importância desse debate sobre a reforma para a comunidade escolar. “Esse é um debate muito importante que nos ajuda a entender melhor a reforma e que também vai nos auxiliar nas mobilizações do dia 29, Dia Nacional de Paralisação”, Socorro Silva lembrou, ainda, que a MP 746 também ataca a rede federal de ensino do país e que é preciso estar atento e articulado para barrar o que está posto.

O SINASEFE Natal recomenda a sua base que este tema da Reforma do Ensino Médio seja debatido nos Campi nesta quinta-feira (29), dia de Paralisação no IFRN, e conclama a todos para continuar em luta e mobilizada em defesa de educação pública e de qualidade, pois só a luta muda a vida e nos concede conquistas e ganhos como categoria e comunidade escolar.

Confira, abaixo, a videoconferência sobre os perigos da Reforma do Ensino Médio e os links dos principais documentos e atividades relacionados ao tema.