O SINASEFE Seções Mossoró e Natal, após receber, de diversas formas, mensagens (claramente falsas) atribuídas ao Reitor do IFRN, Professor Arnóbio Araújo, sobre fim da greve e o retorno das atividades, vem se posicionar sobre a mensagem e explicar como são definidos os rumos de uma greve.
Recebemos o texto com surpresa pela audácia, mas zero temor sobre sua não veracidade: haja vista a forma de redação, a divulgação através de canais não oficiais e, o mais importante, a relação tranquila e respeitosa que há entre o comando de greve e a Reitoria do IFRN, ficou evidente se tratar de um texto falso, atribuído de maneira criminosa ao reitor, para induzir a comunidade ao erro.
Início de uma greve – A categoria, reunida em assembleia, delibera sobre o início de uma greve observando a conjuntura política, as posturas do governo perante os pedidos dos trabalhadores e trabalhadoras, entre outros fatores.
Desenvolvimento – Através dos comandos de greve, são estabelecidas estratégias de atividades, comunicação, formas de mobilização, por iniciativa do próprio comando, de assembleias locais (durante a greve, são rotineiras as assembleias para acompanhamento do movimento) ou por orientação do comando de greve ou plenárias nacionais, observando o andamento das negociações, o tamanho e a repercussão do movimento paredista e a conjuntura geral.
Encerramento de uma greve – O fim de uma greve acontece da mesma forma do início e desenvolvimento. Assembleias locais, observando a conjuntura, ouvindo orientações e vendo as propostas do governo perante os pedidos do coletivo, delibera pelo fim ou continuidade do movimento.
Em resumo: só a categoria delibera pelo início, decide sobre os rumos e delibera pelo fim de uma greve. Não o governo, não a gestão da instituição onde a greve se desenrola, somente a categoria.
A greve de 2024, diga-se de passagem, a maior dos últimos tempos, com praticamente a totalidade das instituições de ensino técnico e superior federais do país paradas, veio somente após meses, quase 1 ano de tentativas de negociação amistosas, e agora endurece suas estratégias após o governo tratar a categoria com desrespeito.
A quem redigiu e divulgou a mensagem, só nos resta pedir respeito e dizer: A GREVE CONTINUA!
Comando de Greve Unificado SINASEFE Seções Natal e Mossoró