A Diretoria do SINASEFE Seção Natal manifesta sua solidariedade ao professor Francisco de Assis Filho, do IFRN Campus Nova Cruz, diante dos ataques virtuais e das ameaças sofridas pelo educador no último dia 10 de setembro de 2025.
Após expressar sua opinião em uma rede social, Francisco de Assis foi alvo de comentários hostis e ameaças de um perfil de extrema direita ligado à UFPB. Além de ataques verbais, o agressor afirmou que iria ao local de trabalho da vítima e acionaria o Ministério Público Federal contra ela. Em seguida, divulgou prints de suas redes sociais com informações pessoais e profissionais, expondo-o a um linchamento virtual vexatório.
O SINASEFE Natal repudia qualquer ação de intimidação, silenciamento e violência. Consideramos inaceitável, que dentro do espaço democrático que vivemos, cidadãos sejam ameaçados por seus posicionamentos políticos ou ideológicos.
Francisco de Assis Filho registrou um boletim de ocorrência com a tipificação de crime cibernético, e a Assessoria Jurídica do SINASEFE Natal está acompanhando o caso.
Nos solidarizamos com o servidor e exigimos que as autoridades competentes investiguem com seriedade a violência sofrida pelo educador. É urgente que perfis em redes sociais que promovem ataques e incitam perseguição virtual sejam banidos das plataformas de mídia e seus administradores devidamente responsabilizados.
Nosso sindicato segue firme na defesa da liberdade de expressão, do respeito às diferenças e de todos/as os/as servidores/as da rede federal.
Diretoria Executiva do SINASEFE Natal