O SINASEFE Seção Natal vem a público manifestar solidariedade à professora Ericka Suruagy, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que está sendo alvo de investigação da Polícia Federal (PF) por causa de um outdoor com críticas à negligência do governo de Jair Bolsonaro diante da pandemia da covid-19.
A investigação contra a docente foi aberta no último dia 29 de janeiro e segundo o relatório do inquérito policial, o objetivo é apurar crimes contra a honra. De acordo com a UFRPE, a docente é alvo de um inquérito aberto “a pedido do presidente da República”, que investiga a colocação, em 2020, de outdoors com os dizeres “o senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por Covid-19 #ForaBolsonaro”.
Vivemos tempos difíceis de ataques e perseguições que remontam ao período ditatorial e apontam o crescimento do autoritarismo no país. Não podemos nos calar diante dessa perseguição aos professores e aceitar atitudes que afrontam nossas liberdades democráticas e nos impõem uma mordaça.
O mundo está vivenciando uma crise sanitária devastadora em virtude da pandemia da Covid-19 e no Brasil, em particular, temos um governo negligente e negacionista que já ceifou mais de 270 mil vidas e que quer nos calar de todas as formas e nos impedir de denunciar os seus desmandos e seus planos genocidas contra a população brasileira. Nesse contexto, é imprescindível o pensamento crítico por parte da comunidade acadêmica no intuito de informar e combater os discursos negacionistas, que só atrapalham e dificultam o combate ao coronavírus.
O SINASEFE Seção Natal repudia essa perseguição ideológica do governo Bolsonaro aos professores e reforça o nosso comprometimento com a defesa da democracia, da autonomia universitária e da liberdade de pensamento e de expressão de todos. Nosso total apoio à professora Ericka Suruagy e a todos os docentes que estão sendo perseguidos pelo governo.
Não nos calaremos! Mordaça, não!
#SINASEFEnaLuta
#EmDefesadaDemocracia
#ForaBolsonaro