O SINASEFE Seção Natal repudia veementemente a atuação do Governo Federal no uso das Forças Armadas e repressão policial que agrediu violentamente os milhares de brasileiros que participaram da Marcha em Brasília-DF no dia 24 de maio.

O movimento reuniu cerca de 200 mil pessoas, entre trabalhadores, estudantes, centrais sindicais e lideranças políticas, que marchavam por nenhum direito a menos e em defesa da democracia. Os brasileiros e as brasileiras que estavam em Brasília foram lutar de forma pacífica e democrática por direitos e contra as reformas em tramitação do governo ilegítimo. Do Rio Grande do Norte, cerca de 15 ônibus de diversas entidades partiram rumo a Brasília para participar da Marcha. Do IFRN, participaram do ato o servidor do Campus Natal-Central, Tonny Medeiros, e dez alunos.

Infelizmente, o governo golpista recebeu a Marcha com violência e repressão policial, usando de formas sórdidas e vis para atacar os trabalhadores, os estudantes e a população em geral. Outra grave reação do governo ilegítimo e corrupto foi a convocação das Forças Armadas para atacar os participantes da Marcha, nos remetendo à epoca da ditadura militar, ferindo frontalmente o direito à manifestação e cerceando o direito de expressão dos participantes no ato.

Mas a forma violenta com que fomos recebidos em Brasília não será motivo para abrandar a luta e nos retirar das ruas.

Na mídia nacional conservadora, mercenária e golpista, presenciamos a criminalização da manifestação e a parcialidade na apuração e divulgação dos acontecimentos, o que mostra a falta de credibilidade e o apodrecimento do jornalismo em nosso país. Se não fossem as mídias alternativas e a divulgação feita pelos participantes da marcha, não saberíamos ao certo o que aconteceu nesse dia.

Os brasileiros e as brasileiras foram às ruas nesse dia 24/05 para exigir, de forma pacífica e democrática, a saída imediata do presidente ilegítimo e corrupto Michel Temer, a convocação de eleições diretas e a retirada das reformas que atacam diretamente a classe trabalhadora. Em Natal, centenas de trabalhadores e trabalhadoras estiveram reunidos em frente ao INSS da rua Apodi no Ato Político e Cultural #NatalnoOcupaBrasília. A movimentação ocorreu em apoio ao #OcupaBrasília e em protesto contra toda e qualquer retirada de direitos pelo governo golpista.

O SINASEFE Natal repudia, também, a ação de reintegração de posse realizada pelas Polícias Civil e Militar do estado do Pará que resultou no assassinato de dez trabalhadores rurais – nove homens e uma mulher – realizada na manhã do dia 24 de maio. O massacre, que ocorreu no interior da fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D’Arco, só reforça a crescente onda de de violência no campo e escancara a escalada da barbárie em conflitos por terra no Brasil.

Não vamos nos retirar da luta até que esse governo golpista, ilegítimo e corrupto seja retirado do poder. Por nenhum direitos a menos, #ForaTemer e #DiretasJá!

Diretoria Executiva do SINASEFE Natal