Prezados estudantes, responsáveis, funcionários terceirizados e servidores,
Nós, docentes de língua portuguesa e literatura do IFRN Campus Natal Cidade Alta, vimos expressar por meio desta nota nosso desconforto em relação à intervenção administrativa que ocorre na instituição e em relação ao retorno às aulas de modo excludente.
Entendemos que a nomeação arbitrária do interventor Josué Moreira desrespeita o processo democrático até então existente no IFRN.
Nos preocupamos com as graves consequências do não cumprimento dos princípios de gestão democrática e horizontal expressos no documento máximo do IFRN, o nosso projeto político-pedagógico (PPP).
Buscamos força para resistir e lutar para que a normalidade democrática institucional retorne o quanto antes com a posse do reitor eleito, o professor José Arnóbio Filho.
Também nos indignamos com a maneira como está ocorrendo o retorno às aulas, pois, muitos estudantes ainda não terão recebido o auxílio emergencial para aquisição de equipamentos e rede de internet, ocasionando a exclusão de muitos discentes do processo de ensino-aprendizagem, o que configura um grave atentado à missão social do IFRN.
Nós, docentes de língua portuguesa e literatura do IFRN Campus Natal Cidade Alta, refletindo sobre “O que é ensinar língua portuguesa em tempos de retrocesso social, pandemia e intervenção administrativa no IFRN?”, informamos a esta comunidade que estamos desenvolvendo um projeto-manifesto de ações pedagógicas coordenadas a fim de subsidiar nossa prática docente e de luta.
Não aceitamos a intervenção.
Não concordamos com o retorno às aulas de modo excludente.
Buscaremos maneiras para modificar a realidade sombria que se abateu sobre o IFRN.
Por fim, toda a nossa solidariedade às assistentes sociais do IFRN, que vêm resistindo à intervenção e lutando para que o retorno às aulas ocorra sem nenhum aluno a menos.
#ForaInterventor
#PosseDoReitorEleito
#NenhumAlunoAMenos
Equipe de Língua Portuguesa do Campus Natal/Cidade Alta,
Ayres Nogueira
Dayvyd Lavaniery
Marcel Matias
Paulo Martins
Tatiani Novaes