O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade – NEGÊDI/IFRN deu início hoje (29/11), as celebrações da quinta edição do Novembro Negro, que neste ano traz o tema “ENCRUZILHADA DE SABERES E CONHECIMENTOS NA DIÁSPORA PARA O FORTALECIMENTO DAS IDENTIDADES ÉTNICOS-RACIAIS”.

A atividade acontece no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central e teve início na manhã de hoje com a mesa de abertura “Nada de nós, sem nós”, a apresentação cultural e a Conferência de abertura “O protagonismo político e social das mulheres negras, quilombolas e lgbtqui+ na defesa das políticas afirmativas e da educação inclusiva”.

A programação continua no período da tarde com o CINE 10CONSTRUA: Mostra audiovisual Potiguar, às 14h; o Gira de conversas: Construindo saberes, práticas e experiências em uma perspectiva afrocentrada e decolonial, às 16h; e o Xirê Cultural com o músico Talles Bezerra, às 18h. Todo o evento acontece de modo presencial no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central e de forma remota através do canal do NEGÊDI no Youtube (https://www.youtube.com/@nucleodeestudosepesquisas-8204).

A celebração do Novembro Negro do NEGÊdI/IFRN segue até amanhã, quarta-feira (30/11). Confira a programação:

> 09h00 – Gira Conversas: 10 anos da Lei de Cotas: entre avanços, desafios e perspectivas
> 11h00 – CINE 10CONSTRUA: Exibição do documentário: Meu cabelo è resistência – Diretor Gabriel Felipe
> 14h00 – Material etno referenciado para docência – perspectivas teórico metodológicas – híbrido
> 16h30 – Diálogos insubmissos de Mulheres Negras – A produção intelectual de mulheres negras nordestinas
> 17h30 – Mesa de encerramento: A importância das ações afirmativas e políticas de promoção da igualdade racial no enfrentamento ao racismo institucional e estrutural

Mais informações, na página do evento: https://www.even3.com.br/v-novembro-negro-negedi-294170/

#SINASEFEnaLuta
#NEGÊDInaLuta
#NovembroNegro