Atenção a todos: nesta terça-feira (14/05), a partir das 19 horas, teremos uma live do Comando Nacional de Greve Unificado (CNG Unificado) do SINASEFE, Andes-SN e Fasubra.
A transmissão ocorrerá simultaneamente em nosso canal do YouTube e em nossa fanpage do Facebook!
Tema abordado: “O pós-abolição e as relações de trabalho: a luta antirracista na Educação Federal”
Esta live será realizada em referência ao 13 de maio, que é uma data marcada pela necessidade de elucidar o fato de termos uma falsa abolição da escravidão, não tendo que comemorá-la.
Falsa do ponto de vista de que não houve uma concessão dada por representantes da Família Real Portuguesa e sim a assinatura de uma Lei que expressava a pressão e força dos Quilombos, dos movimentos abolicionistas e das rebeliões contra a escravidão que ocorriam no Brasil.
Também falsa por não ser acompanhada de garantias e direitos às pessoas que foram escravizadas e descendentes, ao contrário, foi seguida de mais políticas eugenistas de tentativa de embraquecimento da população, de perseguição e prisão de negras e negros com a lei de vadiagem, com a segregação social com a recepção do mercado de trabalho de trabalhadores imigrantes europeus, além da segregação espacial com a Lei de Terras.
Para nós do SINASEFE é fundamental nessa data debatermos nossas pautas do revogaço que dialogam com a luta dos movimentos sociais ligados a questão racial no Brasil, em especial o movimento negro, principalmente na revogação do Decreto nº 10.004/2019 e da Portaria n° 545/2020.
O decreto 10.004/2019 instituiu as Escolas Militares e deu amplitude federal a um processo já em curso de militarização da Educação, modelo este que somos radicalmente contrários por ir de encontro a todas as nossas propostas de uma Educação emancipadora e também de cunho racista, tendo em vista que as instituições militares que reprimem e matam a população negra nas ruas passa a ser responsável pela gestão escolar o que atinge e violenta as trabalhadoras e trabalhadores da rede, bem como nossos estudantes.
A portaria 545/2020, que revogou a portaria 13/2016, trata das políticas afirmativas e de cotas na pós-graduação brasileira, sendo mais uma ataque aos povos negros, indígenas e pessoas com deficiência. Entendemos que é fundamental não somente a manutenção das cotas como a ampliação dessas e a garantia de que sejam efetivadas por meio de políticas de assistência e permanência estudantil.
Por fim, saudamos os movimentos realizados ontem (13/05) que chamavam a construção de uma greve geral, denunciando a escravidão moderna e a falsa abolição. Nós que estamos na Greve da Educação há 42 dias saudamos esse movimento e a importância dessa luta!
Palestrantes
A live desta terça-feira terá três palestrantes, são eles:
- Evaldo Goncalves – CNG do SINASEFE
- Ivanilda Reis – CNG da Fasubra
- Simone Alvarez – CNG do Andes-SN
Atividade da greve
Essa transmissão ao vivo, organizada e mediada pelo CNG Unificado, contará com participações de representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) e da Direção Nacional (DN) do SINASEFE.
Assista essa live de 14/05 e fortaleça a greve 2024 da Educação Federal!
Serviço
Live do CNG Unificado
Tema: O pós-abolição e as relações de trabalho: a luta antirracista na Educação Federal
Data: 14 de maio de 2024 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Transmissão em: www.youtube.com/canalsinasefe e www.facebook.com/sinasefe.nacional
Com informações do SINASEFE Nacional