Conselheiros deram continuidade à reunião e solucionam as principais questões do retorno às aulas

O interventor do IFRN, Josué Moreira, juntamente com sua equipe, abandonou no final da manhã desta sexta-feira (04/09), a reunião do Conselho Superior (CONSUP), que tinha na sua pauta, dentre outros temas, a discussão sobre o retorno das aulas e a concessão do auxílio digital para os estudantes.

Os conselheiros do CONSUP decidiram por dar continuidade à reunião porque no período da manhã não foi possível nem aprovar a pauta do encontro, mediante a confusão armada pela equipe interventora que só tumultuou a reunião. O encontro tinha como pauta: leitura e aprovação da última ata; avaliação pelo Conselho das Resoluções emitidas Ad referendum pelo Reitor Pro Tempore; análise e discussão das portarias do MEC, Resolução do CONSUP, Planos de contingência (MEC, CONIF e IFRN) e dos decretos estaduais acerca do retorno das atividades de aulas (Processo 23035.001284.2020-10) – Regime de Urgência; aprovação de Resolução para concessão de auxílio de inclusão digital (Processo número 23035.001374.2020-01) – Regime de Urgência; aprovação do Regimento do Comitê de Ensino (Processo 23134.001608.2020-93) – Regime de Urgência; e expediente e informes.

Os pontos cruciais dessa reunião eram as discussões do retorno das aulas e a concessão do auxílio digital para os estudantes, que foram totalmente negligenciados pelo interventor e sua equipe. Após encerrar a reunião no final da manhã, Josué Moreira ainda “recomendou” a secretária do Conselho que não secretariasse a reunião se ela tivesse continuidade à tarde, pois ele havia encerrado e que se o encontro continuasse seria à “revelia” dele.

A gestão interventora do IFRN continua com seus desmandos e autoritarismos. Segundo relatos de quem participou do encontro, o pró reitor de Ensino, José Ribeiro, chegou a interromper a fala do procurador jurídico do IFRN, Thiago Murilo, com um sonoro “deixa eu falar”. Tal atitude só prova que o grupo interventor tenta silenciar a todo custo todos aqueles que buscam solucionar as problemáticas apresentadas no Instituto.

Apesar de todo o desgaste e tumulto feito pela gestão interventora, os conselheiros resistiram e deram continuidade à reunião, que foi finalizada no início da noite de hoje e, pela primeira vez, desde a intervenção, teve sua pauta vencida.

O estudante do Campus Natal-Central, Tiago Macêdo, participou da reunião e falou sobre ela e suas impressões em relação a atual gestão com as anteriores. “A reunião na parte da tarde sob a presidência da Marília foi maravilhosa, produtiva, com conselheiros claramente emocionados ao final da reunião. Vemos uma grande diferença entre o interventor Josué e os reitores anteriores, como o Wyllys e Belchior, que foram eleitos pela comunidade”.

O diretor do Campus Zona Norte, professor Edmilson Campos, também acompanhou a reunião e se solidarizou com os conselheiros do CONSUP. “Esse final de reunião diz muito sobre o que estamos vivendo atualmente no IFRN. Todo meu apoio aos conselheiros guerreiros que venceram e lutaram hoje até o fim por uma educação inclusiva para todos em nossa Instituição”.

O SINASEFE Natal reconhece e parabeniza todos os conselheiros do CONSUP pela resistência na luta em defesa de uma educação de qualidade para os nossos estudantes e uma instituição democrática para os seus servidores. Os encaminhamentos da reunião serão divulgados em breve no nosso site e nas nossa redes sociais.

#SINASEFEnaLuta
#ForaInterventor
#PossedoReitorEleito
#ForaBolsonaro