Os membros do GT de Educação do SINASEFE, acompanhados da coordenadora geral do sindicato, Nadja Costa e da secretária da Seção, Tânia Costa, participaram na tarde da última sexta-feira (26/04) de uma Audiência com o senador Jean-Paul Prates. A iniciativa foi tomada no final da gestão anterior do sindicato, mediante a conjuntura, e foi dada continuidade com a nova diretoria. O encontro teve como objetivo principal dialogar sobre o atual contexto dos IFs, em particular, do IFRN e buscar apoio para resolução de questões orçamentárias entrelaçadas às políticas educacionais, em especial, a manutenção da qualidade do nosso currículo.

Como é de conhecimento da comunidade escolar do Instituto, já começamos a vivenciar dificuldades no funcionamento das ações pedagógicas e administrativas do IFRN, em razão dos cortes no orçamento público da educação advindos da nefasta Emenda Constitucional nº 95, e agravadas pela política de desmonte implantada pelo governo Bolsonaro.

Segundo a avaliação do GT de Educação, a reunião foi bastante positiva e gerou boas expectativas de resoluções às ameaças que comprometem nossa ação educativa. A conversa teve a seguinte pauta: 1) Orçamento e implicações no currículo do IFRN; 2) Agenda de compromissos com a pauta da educação e a atual pauta do IFRN; 3) Posicionamento CONTRA a Reforma da Previdência; 4) Apoio aos desafios da Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), ameaçada por uma proposta do atual governo.

Em relação ao ponto da manutenção do EMI em quatro anos, com a qualidade referendada por toda a comunidade, o senador Jean-Paul Prates se comprometeu a compreender bem a dinâmica imposta pelo CONIF e a não medir esforços para manter o ensino de qualidade consolidado em todos os Campi do IFRN. O senador também acenou para a possibilidade de constituir emenda parlamentar em prol do currículo integrado, tendo em vista que, tais políticas fortalecem a função social dos serviços prestados pelo Instituto ao estado do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, o parlamentar também se comprometeu com a agenda do IFRN e em breve, trataremos de outros desdobramentos por meio de reuniões e atividades públicas envolvendo a comunidade acadêmica, a sociedade norte-rio-grandense como um todo e o próprio SINASEFE Nacional.

A respeito da reforma da Previdência Social, Jean-Paul Prates já tinha divulgado seu posicionamento contrário e afirmou estar trabalhando no fortalecimento da frente de oposição. Quanto ao apoio às questões e desafios do Plano de Carreira dos TAEs, reforçou que estará atento e disponível às referidas demandas, tanto aqui no RN quanto em seu gabinete em Brasília.

De acordo com Nadja Costa, é importante que estejamos vigilantes e comprometidos na defesa do currículo do EMI, consolidado no projeto político-pedagógico do IFRN. “O SINASEFE Natal está trabalhando para propor e encaminhar soluções que contribuam para minimizar os prejuízos relativos às questões orçamentárias, assim seguiremos em diálogo com outros parlamentares, buscando a continuidade de práticas democráticas em nossa Instituição e na luta pela educação profissional pública e de qualidade social”, comentou a educadora.

Segundo a professora Socorro Silva, a audiência com Jean é um passo importante no enfrentamento aos ataques sofridos pelos trabalhadores. “O GT de Educação tem tentado estreitar os laços com os parlamentares que compõem a bancada potiguar. Compreendemos que também é papel do SINASEFE buscar alternativas junto a classe política e que está comprometida com a manutenção da qualidade do ensino dos Institutos Federais e com a defesa dos direitos de seus trabalhadores”, explicou a professora.

Também esteve presente no encontro, a integrante do GT de Educação do SINASEFE Natal, Aparecida Fernandes.