A chuva da última sexta-feira, 30 de junho, não impediu que diversas categorias paralisassem suas atividades em Natal e fossem às ruas para lutar por seus direitos e protestar contra a Reforma Trabalhista, as Terceirizações, a Reforma da Previdência e o PL 116/2017, que prevê a demissão de servidores públicos. 

A Diretoria do SINASEFE Seção Natal, juntamente com sua base, se fez presente nas atividades programadas para esse dia de luta, mobilização e resistência.Pela manhã, a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Aparecida Fernandes, participou do trancaço na Avenida Bernardo Vieira com a Coronel Estevam. A atividade foi programada pela mulheres da Frente Brasil Popular-RN e Povo sem Medo, que são formados por diversos partidos, organizações e movimentos populares. Houve um trancaço também na Ponte de Igapó, Zona Norte de Natal.

No início da tarde, o SINASEFE Natal promoveu uma rodada de debates sobre as pautas da Greve Geral desse 30 de junho. A atividade aconteceu em frente ao IFRN Campus Natal-Central e contou com a participação do especialista em Direito Previdenciário, Nereu Linhares, e da senadora Fátima Bezerra.

Logo após o debate, sindicalistas, movimentos sociais, seguimentos religiosos, trabalhadores e estudantes foram às ruas defender a aposentadoria e os direitos trabalhistas. Em Natal, cerca de 10 mil pessoas caminharam na Avenida Senador Salgado Filho em direção à Árvore de Mirassol e com suas faixas e cartazes protestaram contra as reformas do governo e pediam #ForaTemer e #DiretasJá. A manifestação aconteceu de forma pacífica e foi encerrada por volta das 19h.

Para a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, é hora de ir para as ruas lutar contra os retrocessos do governo. “Nós do IFRN temos sentido na pele a questão dos cortes no orçamento e precisamos estar nas ruas lutando contra esse governo golpista que não prioriza a educação e não governa para os trabalhadores. Hoje, mais do que nunca, a unidade da classe trabalhadora e a mobilização popular são fundamentais para barrar as reformas apresentados pelo governo Temer, reformas essas que só retrocedem o país e retira direitos dos brasileiros”.

A coordenadora geral da Seção, Aparecida Fernandes, também ressaltou a importância da participação de todos na luta pela manutenção dos direitos. “Importante acentuar que nós coadunamos com àqueles que acham que é preciso que a população escolha o seu governante, que seja retomado o processo democrático do país e que as reformas sejam barradas o quanto antes. Nas ruas, nas mobilizações nós trazemos o nosso recado e acreditamos que daqui em diante é importante a participação de cada um de nós fazendo sua parte para mobilizar mais e mais pessoas na luta pela manutenção de nossos direitos e contra esse governo ilegítimo”.

Da Diretoria do SINASEFE Natal, participaram das atividades desse dia dia de luta, as coordenadoras gerais, Aparecida Fernandes e Socorro Silva; o diretor de Assuntos Jurídicos, Joás Andrade; o diretor de Comunicação, André Palhares; o tesoureiro-adjunto, André Nobre; e o diretor de Aposentados, Aurir Marcelino. As funcionárias da Seção também paralisaram suas atividades nesse dia e participaram das mobilizações programadas.