A Greve Geral de 14 de junho, convocada pelas centrais sindicais, unificou diversas categorias dos setores público e privado. Paralisou expediente bancário, transporte público, comércio, fábricas, escolas e levou a classe trabalhadora mais uma vez para as ruas. Os protestos contra a reforma da Previdência, em defesa da educação e por emprego ocorreram em mais de 300 cidades, reunindo milhões de pessoas em manifestações espalhadas por todo o país.

Desde as primeiras horas da manhã o movimento sindical e popular realizou atividades da Greve Geral em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte, bloqueios de estradas, como o acesso ao aeroporto Aluízio Alves, além de piquetes nas entradas de fábricas e agências bancárias.

No começo da tarde a avenida Senador Salgado Filho foi tomada por uma multidão que foi se concentrando em frente ao shopping Midway Mall até se transformar numa imensa passeata, que segundo os organizadores reuniu cerca de 80 mil pessoas.

A Diretoria Executiva do SINASEFE Natal, servidores e estudantes do IFRN aderiram à paralisação e participaram dos protestos em defesa da Previdência Social e da Educação Pública. Durante o dia 14/06, o sindicato permaneceu fechado em virtude da paralisação das atividades das trabalhadoras da Seção que também aderiram a greve geral.

Texto: Coletivo Foque

Fotos: Coletivo Foque, Mário Takeya e Júlia Carvalho