No dia 21 de fevereiro, membros do Fórum Nacional Popular de Educação – FNPE estiveram reunidos em São Paulo-SP para reiterar seu compromisso em defesa da democracia, dos direitos de trabalhadores e de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. O SINASEFE Seção Natal esteve presente na reunião representado pela coordenadora geral da Seção, Socorro Silva, o servidor do IFRN Campus Lajes representando a base, Francisco Dias, e a funcionária do sindicato e diretora do SINDESIND-RN, Laurinete Silva.

Na ocasião, foram realizadas discussões e análises conjunturais, bem como feitos os encaminhamentos em relação aos ataques do atual governo, que envolvem privatização, militarização, retirada da autonomia das Universidades, entre outras proposições em discussão, nocivas para o campo da educação como um todo.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, Heleno Araújo, falou sobre a importância da reunião para definir estratégias de mobilização em todos os municípios do país. Ele lembrou que o governo eleito prometia em seu programa desmontar a educação pública, através da militarização, da privatização, da entrega da escola pública ao setor privado e da educação em casa.

Heleno lembrou, ainda, que a reunião aconteceu um dia após a apresentação da reforma da Previdência ao Congresso Nacional, reforma que ataca principalmente as mulheres, que dentro da educação são maioria absoluta. “É importante refletir sobre isso e definir estratégias coletivas para mobilizar os trabalhadores da educação dos setores público e privado para junto com a população ter força para evitar que isso venha acontecer no nosso país”, pontuou Heleno Araújo.

A coordenadora executiva do FNPE, Adércia Hostin, disse que “para além do Plano de Ação que o FNPE tem para o próximo período, é válido salientar a importância de três eixos significativos: reformatar e continuar na luta para a viabilização do Plano Nacional de Educação; o ordenamento da Comunicação para a sociedade; e uma agenda extensiva de fortalecimento dos fóruns estaduais e municipais com as demandas circuladas através do Plano de Ação do FNPE. Essas ações resignifica e organiza o movimento e luta com certeza para a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada, e acima de tudo democrática”.

Em sua intervenção, a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, falou sobre as lutas encampadas pela Seção, como os debates sobre a reforma do Ensino Médio, a Lei da Mordaça, o PL 11.279/2019, que fere a autonomia dos Institutos Federais, e a reforma da Previdência. Ela finalizou sua fala reforçando a importância do FNPE para os debates nos municípios. “É necessário fortalecer o Fórum e constituir os Grupos de Trabalho (GTs) para podermos subsidiar nossas discussões nos espaços que temos e que esse debate chegue a toda a sociedade”, concluiu a professora.

Francisco Dias, representante da base do SINASEFE, falou que “essa reunião do FNPE foi muito importante para termos uma ideia de como está a construção da resistência, principalmente em defesa da educação e contra a reforma da Previdência”.

Após a reunião, o FNPE elaborou e publicou uma nota na qual reitera seu compromisso em defesa da democracia, dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, e de uma educação pública, democrática e de qualidade social, eixo principal de sua organização e atuação. O documento também orienta que as entidades realizem um forte investimento e engajamento nos Fóruns de Educação nos estados, que precisam ser fortalecidos, e aglutinem forças e alianças progressistas, as mais amplas possíveis, para estimular o amplo diálogo e o debate social em torno da Reforma da Previdência e suas consequências nefastas sobre o povo brasileiro. Confira a nota na íntegra AQUI.

A reunião do FNPE aconteceu no Novotel SP Jaraguá Conventions, em São Paulo-SP, e reuniu 17 entidades do campo da educação, das 35 que fazem parte do Fórum, representando 13 estados do país. Os estudantes também estavam representados na reunião pelo presidente da UBES, Pedro Gorki, e um representante da UNE.

Confira as fotos do evento AQUI.