O Evento preparatório para o “I Encontro dos Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” finaliza hoje (19\11), sua programação. Na noite de ontem, a atividade contou com a palestra do professor Sílvio Gallo, que falou sobre a Filosofia na formação integral e os impactos das contrarreformas educacionais na Rede Federal.

Para Sílvio, vivemos um período extremamente difícil. “Já vivíamos um governo difícil em 2018, tivemos uma mudança de governo que agudizou essa situação de dificuldade em 2019 e agora fomos atravessados por essa coisa inimaginável, que foi a pandemia do Coronavírus”, comentou o filósofo.

De acordo com o professor, a população está sendo constantemente chamada a seguir cegamente determinados líderes políticos sem reflexão e determinadas perspectivas que investem no não pensamento. “Nesse cenário, a Filosofia será um instrumento importante de combate. É um tempo de enganação, de miséria, de embrutecimento, de afirmação da morte e de negação da vida e isso vai nos tornando invencíveis a dura realidade enfrentada pelo país ou pelo menos vai nos levando a um conformismo perigoso”, pontuou Sílvio.

Sobre as contrarreformas, o professor ressaltou que as políticas neoliberais no campo da educação sempre estiveram presentes na história do Brasil, mas que esse movimento se intensificou nos últimos anos, em especial no governo Temer. “Nós tivemos dois marcos significativos no governo Temer, o novo Ensino Médio e a aprovação final da BNCC. O governo Temer levou para o Ministério da Educação as principais forças neoliberais que participam do debate da educação brasileira, os intelectuais ligados ao movimento “Todos pela Educação”, movimento composto pela Fundação Lemann, o Instituto Itaú, a Fundação Bradesco. Grupos econômicos poderosos e empenhados em implantar no país uma educação pública pautada nos princípios neoliberais”, explicou o filósofo.

Para quem não acompanhou a palestra, a atividade pode ser vista no nosso canal no Youtube: (https://www.youtube.com/watch?v=2UHvv8tDxJo). Na programação de hoje (19/11), o evento preparatório recebe o Fórum “Coletivo Docentes de Filosofia da Rede Federal EPCT: rumos e mobilizações para 2022” que terá como convidados, docentes de Filosofia da Rede Federal EPCTO.

🗓️ Serviço:

> 19/11/2021 (19h30 às 21h00) – Fórum “Coletivo Docentes de Filosofia da Rede Federal EPCT: rumos e mobilizações para 2022”
> Convidados: Docentes de Filosofia da Rede Federal EPCT
> Link da palestra: https://youtu.be/GJfW72jRlfY

📍 Agende-se e participe!

#SINASEFEnaLuta
#EncontrodeFilosofia
#ForaBolsonaro