Entre os dias 24 e 26 de maio, Belo Horizonte-MG sediará o maior evento em defesa da Educação Pública: a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018). O SINASEFE Seção Natal, como entidade de classe representativa de trabalhadores da educação da Rede Federal de Ensino e engajada na luta em defesa da educação, também se fará presente nessa importante mobilização.

A CONAPE é uma convocação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora.

Tendo por base os eixos temáticos e a temática geral da CONAPE, “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”, a Conferência terá em sua programação uma marcha que culminará em um grande ato político, constituindo um espaço de luta em defesa da educação brasileira e da democracia. Haverá também apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias, reuniões, entre outras atividades. A lista dos Trabalhos Acadêmicos inscritos e aprovados na CONAPE 2018 foram publicados recentemente e podem ser conferidos aqui.

Confira a programação completa da CONAPE 2018:

24 de maio
A partir das 14h, haverá uma concentração em local estratégico e em seguida uma marcha por algumas ruas da cidade, que redundará em um grande ato oficial de abertura, com milhares de presentes. Para tanto, a Prefeitura de Belo Horizonte tem se colocado como importante parceira no sentido de viabilizar as condições objetivas de logística e segurança para as atividades.

25 de maio
Entre 8h e 12h, diversos pontos da cidade e a Expominas, abraçarão diversas atividades propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, entre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação.

A partir das 14h, os(as) delegados(as) debaterão os eixos do documento sistematizado pelo Comissão do FNPE, concentrados(as) na Expominas. O dia se encerra com Atividade Cultural, a partir das 20h.

26 de maio
Entre 9h e 14h, haverá a grande plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o Manifesto da I CONAPE.

Como surgiu a CONAPE 2018?
O governo ilegítimo de Michel Temer inviabilizou a Conferência Nacional de Educação (CONAE), adulterou o Fórum Nacional de Educação (FNE) e excluiu entidades representativas democráticas de trabalhadores, favorecendo as entidades patronais de ensino.

Em resposta, as entidades comprometidas com a educação pública, gratuita, laica e de qualidade decidiram deixar o FNE, formar o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e convocar a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) para realizar conferências estaduais, regionais e nacional como espaços de mobilização com debates e apresentações de propostas educacionais.

A etapa estadual da CONAPE no Rio Grande do Norte aconteceu no último dia 12 de abril e reuniu entidades ligadas à educação, movimentos sociais e sindicais, pais e alunos na discussão sobre os caminhos de resistência aos ataques à Educação.

Para mais informações sobre a CONAPE 2018, acesse o site do FNPE: fnpe.com.br