Mais de 5 mil mulheres de todo o Estado tomaram as ruas de Natal nesse 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, e marcharam em defesa da democracia, da aposentadoria e contra todas as violências. O ato, que contou com a participação de membros da Diretoria e da base do SINASEFE Seção Natal, teve início no INSS da rua Apodi e terminou em frente ao Porto de Natal, na Ribeira.
As comemorações pelo dia de luta das mulheres começaram pela manhã, quando cerca de 800 mulheres do Movimento Sem Terra e da Marcha Mundial das Mulheres ocuparam e paralisaram a produção da empresa do Grupo Guararapes, em Extremoz-RN. Com faixas, panfletos e palavras de ordem as mulheres denunciaram a articulação empresarial que patrocinou o golpe de 2016 e que vem impondo um pacote de ataques contra a classe trabalhadora.
À tarde, teve início o Ato “Mulheres nas Ruas! Em defesa da democracia, da aposentadoria e contra as violências”. Cerca de 5 mil mulheres marcharam nas ruas de Natal e com faixas, cartazes e ao som de muita batucada, cantaram e protestaram contra o fim da aposentadoria, pelo estado democrático de direito e contra o machismo, a LGBTfobia, o feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres.
A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Aparecida Fernandes, participou das atividades e falou da importância da demarcação desse espaço nas ruas como um momento histórico e não como o dia do presentinho, pois o 8 de março é um dia de luta. “O dia 8 de março é marcado pela história de luta de muitas mulheres que derramaram suor e sangue em defesa dos nossos direitos, da dignidade humana e da igualdade de gênero. Neste momento, além de lutar contra um governo golpista que usurpou a democracia, lutamos principalmente contra essa Reforma da Previdência que atinge os trabalhadores e especialmente a mulher trabalhadora. Então estaremos sempre na luta e até que tudo cesse, nós não cessaremos”.
O ato teve seu encerramento em frente ao Porto de Natal, na Ribeira. A atividade também contou com a participação do coordenador geral da Seção, Joás Ferreira.
No IFRN Campus São Paulo do Potengi, a direção da unidade, em parceria com o SINASEFE Natal, realizou uma homenagem às mulheres trabalhadoras do Campus. A atividade aconteceu no intervalo das aulas do turno vespertino, quando o diretor-geral do Campus, Ednaldo Pereira, falou da importância e do papel das mulheres dentro da instituição de ensino. A professora Monique Oliveira, secretária geral do SINASEFE Natal, falou em nome da Seção e fez uma leitura de poemas em homenagem às mulheres, lembrando que a data é resultante das lutas femininas.