O SINASEFE vem a público reafirmar seu compromisso histórico com a democracia brasileira, a soberania nacional, a constituição federal e o povo brasileiro diante dos mais recentes acontecimentos que colocam novamente o país no centro de uma crise política e institucional.
A decisão do Supremo Tribunal Federal que decretou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e ataques às instituições, expõe não apenas a gravidade de suas ações, mas também a urgência de fortalecermos o Estado Democrático de Direito.
As reiteradas e deliberadas ações do ex-presidente em desobediência às medidas legais impostas reafirmam sua constante conduta de ataque às instituições. Tais ações têm forte apelo de vitimização perante sua base de apoio, que segue levada pelo mar da desinformação – uma onda que beira a loucura de apoiar ataques ao próprio país, defendendo aquele que se coloca como mártir em detrimento do sofrimento do povo brasileiro, sob o falso argumento de defender “democracia” e “liberdade de expressão”.
Não nos enganemos: o projeto autoritário segue vivo. No Legislativo Federal, seus defensores seguem atacando direitos, promovendo a destruição ambiental e o desmonte do serviço público, através da tentativa de implantar a Reforma Administrativa à toque de caixa, defendendo uma política econômica entreguista que beneficia unicamente aqueles que lucram sobre a exploração e morte do povo brasileiro. Esse projeto, bem como os políticos que o defendem, se alimenta da desinformação, do ódio e da submissão a interesses externos visando proteger, na verdade, seus interesses pessoais. Nossa resposta deve ser firme: mais unidade, mais organização e mais mobilização popular.
O SINASEFE conclama suas bases, as entidades sindicais, movimentos sociais e entidades democráticas a:
- Ocupar as ruas e redes sociais com mensagens de defesa da Constituição e dos direitos do povo brasileiro;
- Articular ações conjuntas contra qualquer tentativa de golpe ou de enfraquecimento das Instituições;
- Denunciar internacionalmente as investidas autoritárias e as ameaças à soberania nacional;
- Fortalecer a resistência nos locais de trabalho da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Seguiremos firmes ao lado de todas e todos que lutam por liberdade, diálogo plural e resistência ao autoritarismo.
Nossa história mostra que quando o povo se levanta, o fascismo não resiste! Nenhum passo atrás! Democracia se defende com luta e mobilização!
SINASEFE – Em defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.
Brasília-DF, 5 de agosto de 2025
Plantão Semanal da Direção Nacional do SINASEFE