Na manhã desta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Natal, foi realizada uma audiência pública para o debate sobre os riscos trazidos pela PL 257 e pela PEC 241 à classe trabalhadora do funcionalismo público em todas as esferas.

A iniciativa de discutir o tema junto à sociedade da capital potiguar partiu do Fórum dos Servidores Públicos Federais do RN, que vem empenhando esforços para mobilizar categorias e trabalhadores (as) tanto da iniciativa pública quanto privada contra os desmandos do governo interino e ilegítimo de Michel Temer.

Durante a audiência pública, presidida pelo vereador George Câmara (PCdoB), o servidor da UFRN, Felipe Tavares, fez uma exposição técnica das duas propostas. Logo depois, os representantes do SINASEFE Natal, SINTEST, SINDPREVS e SINDFISCO e das bases contribuíram com o debate.

Socorro Silva, coordenadora do SINASEFE Natal, lembrou que é preciso contextualizar do que se trata a luta travada entre o atual governo e a classe trabalhadora. “Precisamos entender a tônica desse debate. Tanto a PL 257 quando a PEC 241 se tratam, na verdade, da retirada de direitos sociais e trabalhistas conquistados a duras penas, em um contexto político extremamente danoso à democracia. Sendo aprovadas, elas sucederão uma série de outros ataques brutais aos nossos direitos, não só dos trabalhadores do Regime Estatutário, mas também os celetistas, fazendo com que retrocedamos em 80 anos os direitos que conquistamos. E só a união da classe trabalhadora neste momento pode barrar essa situação”, disse a professora.

A coordenadora avaliou positivamente a audiência pública de hoje. “Muitos representantes de sindicatos presentes, mostrando a unidade das entidades, colocando o tema na ordem do dia e chamando a atenção da classe trabalhadora e da população em geral para a gravidade das reformas e para o ataque aos investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança e políticas sociais em como um todo. Agora, é preciso ir à luta”, convoca Socorro, que acrescenta: “Estamos convictos da importância da unidade da classe trabalhadora, da mobilização e da conscientização da população sobre o tema em questão”.

Em breve, disponibilizaremos a gravação da audiência na íntegra em nosso canal do YouTube.

REUNIÃO DO FÓRUM

Ainda na manhã de hoje, na sede do SINDPREVS, uma nova reunião do Fórum dos Servidores Públicos Federais do RN foi realizada com o objetivo de articular as próximas ações das entidades federais na agenda de lutas. Dentre as atividades já programadas, estão a realização de uma mobilização corpo a corpo, no próximo dia 23 de agosto, às 15h, em frente ao IFRN Cidade Alta, com panfletagem para conscientização da população sobre os ataques aos trabalhadores; e de um Fórum Temático sobre o PL 257 e PEC 241 no próximo dia 25 de agosto, às 15h, no Campus Natal-Central do IFRN, com a coordenação do SINASEFE e SINTEST.

Mantenha-se informado (a) e participe das próximas atividades de mobilização!

Confira ainda: