O Sinasefe Seção Sindical Natal realizou nesta sexta-feira (09) uma Assembleia Geral Extraordinária. No encontro, ficou definida uma paralisação das atividades dos servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN para os dias 15 e 16 de outubro, a fim de mobilizar a categoria.

A Assembleia começou com os informes de Carlos Alberto Marques Júnior, assessor jurídico do Sinasefe Natal. O advogado falou sobre as ações encaminhadas pelo setor jurídico do Sindicato. Ele explicou sobre os direitos dos trabalhadores em relação à restituição de valores de exercício anterior, que não estão sendo pagos aos servidores e que não há prazo para o pagamento, mas que é um direito a ser reivindicado. Carlos Alberto falou ainda sobre o “Bresser”, a insalubridade retirada e informou que o servidor poderá solicitar ao sindicato a ação para a devolução de valores.

A diretora de formação Política e Sindical do Sinasefe Natal, Maria Aparecida da Silva Fernandes, informou sobre a resposta do reitor referente à análise da portaria. Aparecida explicou que o reitor havia enviado ao Sinasefe Natal um ofício adiando o resultado da contraproposta da portaria para o dia 16 de outubro. No entanto, O Sindicato enviou nessa quinta-feira (08) um ofício à Reitoria para solicitar a mudança da divulgação do resultado da análise para o dia 15, pois a próxima Assembleia já está marcada para o dia 16. Nesta sexta-feira (09) a Reitoria concordou em dar a resposta da análise da portaria no próximo dia 15.

Sobre a Conjuntura Nacional, foi informado sobre a participação da seção no Comando Nacional de Greve, em Brasília. O comando falou sobre as ações ocorridas, como o ato com “aulas públicas”, que finalizou com truculência policial contra os manifestantes, e prestou mais alguns informes sobre o Fórum presidido pelo Andes que puxou a ideia de uma greve geral.

Durante a Assembleia, o Comando Geral de Greve do IFRN apresentou a categoria o abaixo-assinado virtual e a campanha #AprovaBelchior. Movimentos em prol da autorização, por meio de portaria, da ampliação da jornada de trabalho de 30 horas semanais e 6 horas diárias, sem intervalo para refeições, para os técnico-administrativos em educação (TAE) do IFRN. O Comando solicitou o engajamento de toda a categoria nestas ações.

Na Assembleia também foram escolhidos os delegados que vão representar o Sinasefe Natal na 138ª Plena, que ainda não tem convocatória. Pela base, o Sindicato estará representado por Victor Varela Ferreira Medeiros de Oliveira e Maria de Lourdes Teixeira da Silva.

Nos encaminhamentos, ficou acordado que nos dias 15 e 16 de outubro serão realizadas paralisações de toda a categoria. Na quinta-feira (15) será realizado um ato em prol da educação pela manhã e à tarde uma Reunião Ampliada. Já na sexta-feira (16) acontece a Assembleia Geral, com a análise da resposta da portaria dada pelo reitor.

Durante o encontro, também ficou definido que o indicativo de greve será votado na próxima Assembleia.

Para mobilizar a categoria, também foi criada uma comissão para visita aos campi. As visitas serão realizadas na próxima semana.