Foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), na Sala de Atos da Reitoria do IFRN, reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPEX). Conforme informamos na nossa página esta semana, o Sinasefe Natal havia solicitado a retirada do ponto de pauta referente à regulamentação da Carga Horária Docente (leia AQUI).
 
A solicitação do sindicato foi baseada nos seguintes aspectos: 1) O processo enviado aos conselheiros estava fora de ordem cronológica, sem numeração das páginas, e apresentava como interessado o Sinasefe Natal; 2) A reunião prevista entre as comissões de Carga Horária e Progressão Docente para equiparação dos documentos não aconteceu.
 
Antes de iniciar a reunião do CONSEPEX, o Reitor procurou os representantes do sindicato e sugeriu que o processo entrasse em pauta com a alteração do interessado (em vez de Sinasefe Natal seria inserido o nome da Pró-Reitoria de Ensino). Não houve concordância do sindicato e a reunião começou com a tomada de posse dos novos conselheiros. Em seguida, iria ser posta em votação a pauta, quando os representantes do Sinasefe pediram voz antes do pronunciamento dos conselheiros, e a secretária do Conselho explicou que havia solicitações para a retirada de dois pontos: o relativo à Progressão Docente e o referente à Carga Horária Docente. O sindicato novamente pediu direito à fala, e explicou que o processo, do modo como estava, poderia dificultar a compreensão dos conselheiros. De maneira que, sem maiores questionamentos, os dois pontos foram retirados de pauta.
 
A retirada do ponto de pauta referente à Carga Horária Docente da reunião do CONSEPEX pode ser considerada uma vitória da categoria, no sentido de que a instituição observe o cuidado necessário à condução de processos que resultam diretamente no bom funcionamento da instituição e também na perspectiva de que as deliberações amplamente discutidas pelos servidores sejam respeitadas. Devemos nos manter atentos aos próximos capítulos da discussão da Carga Horária Docente no IFRN.
 
Sinasefe Natal