Diretoria e base do SINASEFE Natal participam do Dia Nacional de Mobilização
Diretoria e base do SINASEFE Seção Natal participaram na última sexta-feira (14/09) das atividades do Dia Nacional de Mobilização contra as reformas do governo Temer e em defesa dos serviços públicos. Um debate reuniu dezenas de servidores e alunos em frente ao IFRN Campus Natal-Central e em seguida um Ato Público com caminhada foi realizado na avenida Senador Salgado Filho.
Logo no início da tarde, o SINASEFE Natal promoveu em frente ao CNat/IFRN uma mesa redonda sobre a atual conjuntura do país. Foram convidados para o debate o Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, Cesar Sanson, e a Professora Márcia Gurgel, diretora do Centro de Educação da UFRN.
Cesar Sanson fez uma explanação sobre todos os retrocessos impostos pelo governo Temer, como a terceirização, a PEC dos gastos e a reforma trabalhista. Já a professora Márcia Gurgel falou sobre a atual conjuntura no contexto da Educação, informando que “apesar de toda a luta, a educação está sendo sistematicamente derrotada com as ações do governo”.
A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Aparecida Fernandes, relembrou dos cortes que o IFRN já teve desde a implantação do golpe e os riscos que o Instituto corre. “A melhor escola pública do país está sob sérios riscos, sob o ataque de um governo extremamente vendido e incapaz de olhar para o povo brasileiro. Daqui a pouco teremos Campi do interior fechando, e essa é uma realidade que já temos em outros estados”.
Para Socorro Silva, é importante que todos estejam mobilizados participando das atividades que são promovidas pelo sindicato e pelas entidades de luta do estado. “Sabemos que o objetivo desse governo golpista é a privatização das instituições federais e o IFRN e os Institutos Federais de todo o país não vão ficar de fora desse projeto de desmonte do governo contra a educação pública. Para nós do SINASEFE Natal, é muito importante se mobilizar e tá junto dos trabalhadores dizendo não a esse governo golpista que só retira direitos”, finalizou a coordenadora geral da Seção.
Após o debate, um Ato Público reuniu diversas entidades sindicais, movimentos sociais, trabalhadores e estudantes, que seguiram em macha com seus cartazes e palavras de ordem na avenida Senador Salgado Filho.
#DiadeLuta
#EmDefesadosServiçosPúblicos
#NenhumDireitoaMenos
#ForaTemer