No último sábado (27), membros da Direção Executiva do SINASEFE Seção Natal se reuniram, juntamente com a equipe de funcionárias da entidade, para o segundo momento do Planejamento Participativo 2016 do Sindicato. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, dando continuidade à primeira etapa da atividade, realizada no dia 20 de fevereiro, em que foi promovido um balanço das ações concretizadas pela gestão Diálogo e Transparência com a Base em seu primeiro ano de atuação no SINASEFE Natal. Relembre AQUI como foi esta primeira etapa do Planejamento.
Também mediado pelo educador popular e sociólogo Carlos Teodósio, que apresentou um relatório com sugestões para o aprimoramento dos fluxos de trabalho do Sindicato, este segundo momento foi iniciado com a análise de conjuntura, em que foram pontuados, principalmente, a polarização política vivenciada no país e a crise do movimento sindical. As entidades sindicais sofrem constantes cobranças das categorias, mas não contam com a participação e contribuição ostensiva das mesmas nos processos de construção da luta trabalhista.
Para Aparecida Fernandes, diretora de Formação Política da Seção Natal, é preciso dar início ao enfrentamento dessas questões reafirmando o compromisso social da entidade e fazendo o chamamento da categoria para assumir seu papel enquanto agente transformador desse quadro de apatia e falta de participação dos(as) trabalhadores(as) na luta, que é do interesse de todos e todas.
Para o Planejamento 2016, além da reestruturação da logística para otimizar os serviços da Seção, está prevista a realização de reuniões da Coordenação Geral até o 15º dia de cada mês; a manutenção de uma agenda permanente de reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) da Seção; e a continuidade das visitas aos Campi, com o objetivo de estreitar os laços com os(as) filiados(as) lotados(as) no interior do Estado.
Na parte financeira, o objetivo principal para o ano consiste na ampliação dos recursos do sindicato com a adesão de novos filiados e aplicação dos recursos na Caixa Econômica Federal. Já na área da comunicação, além da criação de canais que facilitem a comunicação com os(as) sindicalizados(as) e da retomada da identidade do sindicato, com o resgate da história e memória do SINASEFE Natal por meio de publicações e produtos audiovisuais, pretende-se realizar uma pesquisa para que se possa conhecer melhor o perfil de nossa base: quem é e o que espera o(a) filiado(a) de nossa Seção.
A inclusão da formação política na realização das atividades de ação continuada e programada do sindicato é outra proposta para o período. Em 2016, os objetivos são, também, sistematizar o acompanhamento das ações judiciais; disponibilizar um espaço de acolhimento para os aposentados; entre outras atividades a serem apresentadas.
As discussões para a reestruturação do Regimento Interno e a estadualização do sindicato são propostas que já estão em fase de discussão, assim como a realização do levantamento patrimonial; a prestação de contas, que será realizada neste mês de março; e a definição dos rumos do imóvel do sindicato. Todos esses pontos devem ser referendados em assembleias da categoria.
Participaram deste segundo momento do Planejamento Participativo 2016 da Seção os coordenadores gerais do SINASEFE Natal, Maurilio Gadelha e Socorro Silva; a diretora de Formação Política, Maria Aparecida Fernandes; o tesoureiro adjunto, Victor Marques; e as colaboradoras do sindicato, Maria Gerlane, Maria Laurinete e Deyse Moura. Apesar de o convite ter sido estendido a todos os sindicalizados, em virtude da importância da participação de todos, nesta etapa do Planejamento não contamos com a presença de nenhum membro da base.
Confira as fotos do encontro clicando AQUI.