A diretoria do SINASEFE Seção Natal participou na tarde dessa segunda-feira (25) da cerimônia de posse dos novos diretores-gerais dos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Gestão 2016-2020. A solenidade aconteceu na unidade Rocas do Campus Cidade Alta, que teve sua abertura realizada na manhã dessa segunda-feira.

A mesa do evento foi composta pelo novo reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkkat Tabosa, o ex-reitor do Instituto, Belchior de Oliveira; a pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes; o pró-reitor de Ensino, Agamenon Henrique de Carvalho Tavares; a presidente da Rede de Grêmios do IFRN, Viviane Cristine; o diretor do Campus Natal Cidade Alta, Carlos Eduardo Campus Freire; a coordenadora do SINASEFE Natal, Socorro Silva; e o superintendente da FUNCERN, Jairo Santos.

A atração cultural da solenidade ficou por conta da apresentação musical de dois artistas: o professor Roderick Fonseca dos Santos e o estudante Jorge Sales, integrante da Banda Sinfônica do Campus Natal-Central, onde Roderick leciona e Jorge faz o curso técnico de Mecânica.

Os 20 diretores-gerais dos campi eleitos para o quadriênio 2016-2020 foram escolhidos de forma democrática nas eleições realizadas no Instituto em outubro de 2015. Eles foram empossados pelo novo reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkkat Tabosa.

O reitor, que também foi eleito nas eleições de 2015 e teve o seu termo de posse assinado na última quarta-feira (20), no Ministério da Educação, em Brasília, agradeceu Belchior de Oliveira por sua gestão no IFRN e fez uma breve explanação dos programas e ações desenvolvidas pelo Instituto e enfatizou que “é chegada a hora de avançarmos na consolidação da nossa identidade institucional como instituição de ensino básico, técnico e tecnológico. Construir e ampliar as parcerias com os poderes públicos estaduais e municipais no ensino profissional e tecnológico para o desenvolvimento da educação básica da rede pública”.

A diretora do campus Santa Cruz, Samira Fernandes Delgado, falou em nome dos diretores-gerais empossados. Ela desejou uma gestão de avanços para o reitor Wyllys Farkkat e parabenizou e agradeceu ao professor Belchior de Oliveira por sua dedicação e competência na construção do Instituto. Samira Fernandes destacou a necessidade de consolidar ainda mais cada um dos campi, dos cursos e cada um dos projetos de pesquisa e de extensão do IFRN, que já é reconhecido, mas que ainda precisa avançar.

“Temos a responsabilidade, de como diretores dos campi deste grande Instituto, trabalhar muito, com afinco e perseverança, sem perder a fé, para garantir que o IFRN continue tendo condições de cumprir sua função social”, disse Samira Fernandes.

A coordenadora geral da Seção Natal, Socorro Silva, deu boas-vindas aos novos gestores, agradeceu ao professor Belchior pela parceria enquanto gestor do IFRN e desejou êxito ao novo reitor do Instituto, Wyllys Farkkat.

“Desejamos boas-vindas e uma ótima gestão aos diretores empossados e agradecemos a parceria dos diretores que encerraram sua gestão. Deixamos nossos agradecimentos ao professor Belchior, pela sua contribuição, empenho e compromisso mediante a sua passagem na gestão do IFRN, e desejamos ao novo reitor do Instituto, Wyllys Farkkat, êxito e comprometimento com nossa categoria, durante sua gestão. Que possa assegurar e manter firmes o propósito de dialogar com nossa categoria de forma frequente e que assegure o respeito pela nossa luta, bandeiras e reinvindicações. Reafirmamos nossas lutas mantendo firme a convicção em defender uma vaga do SINASEFE no CONSUP; retomar a discussão sobre a Flexibilização da Jornada dos TAEs com revisão da portaria e mudanças e ajustes a serem feitos na avaliação da implantação no período; retomar e cobrar posição junto a CGU sobre a revisão da Progressão dos Docentes, não aceitamos que o docente tenha prejuízos financeiros na sua carreira; retomar de forma mais cautelosa e coletiva a discussão sobre as Normas de Avaliação Docente, compreendemos o alcance desta medida e dos desdobramentos que virá ter tais mudanças se assim não proceder. Queremos continuar o bom diálogo e negociação nesses processos que venham a trazer ganhos para todos nós desta Casa”.

“É importante ressaltar que o SINASEFE Natal reitera a necessidade de assumirmos a Defesa da Democracia e nos colocar contra o Golpe. Vivemos tempos sombrios e de ameaça de nossos direitos e de nossas conquistas pelos que tentam usurpar do poder, que não lhes foi concedido de forma alguma. Defender a Democracia significa defender a liberdade, os direitos trabalhistas, as conquistas nas áreas social, política e educacional”.

Socorro Silva também destacou a importância da discussão e construção da Equidade de Gênero no Instituto, onde os dados revelam preocupação com o número de pró-reitores (as) na gestão atual e o número de diretoras eleitas, onde existe apenas seis representantes do sexo feminino nos 21 campi do IFRN.

Foram empossados como diretores-gerais dos campi do IFRN os seguintes servidores: Francisco Damião Freire Rodrigues (Apodi); Alexandro Diógenes Barreto (Caicó); Valdelúcio Pereira Ribeiro (Canguaretama); Andreilson Oliveira da Silva (Currais Novos); Francisco de Assis Aderaldo Barbosa (Ipanguaçu); Sônia Cristina Ferreira Maia (João Câmara); Pollyanna de Araújo Ferreira (Lajes); Varélio Gomes dos Santos (Macau); Jailton Barbosa dos Santos (Mossoró); José Arnóbio de Araújo Filho (Natal-Central); Carlos Eduardo Campus Freire (Natal-Cidade Alta); Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa (Natal-Zona Norte); Márcio Silva Bezerra (Nova Cruz); Gerlúzia de Oliveira Azevêdo (Parelhas); Ismael Félix Coutinho Neto (Parnamirim); Antônia Francimar da Silva (Pau dos Ferros); Samira Fernandes Delgado (Santa Cruz); Luísa de Marilac de Castro Silva (São Gonçalo do Amarante); Ednaldo de Paiva Pereira (São Paulo do Potengi); e Alexsandro Paulino de Oliveira (Educação a Distância).

Também participaram da cerimônia de posse, o coordenador geral do sindicato, Edinésio Jales, a diretora de Formação Política, Maria Aparecida Fernandes, o diretor de Assuntos de Aposentados, Eduardo Sinedino; a secretária geral, Monique de Oliveira, e servidores de diversos campi do IFRN.