A Coordenação de Formação da Direção Nacional do Sinasefe promoveu de 18 a 20 de dezembro, em Natal/RN, o quinto e último Curso de Formação Política, etapa Nordeste. O curso foi ministrado pelo formador sindical Ricardo Freitas e contou com a participação de 25 sindicalizados de nove seções sindicais do país.

O curso é uma capacitação básica que tem como objetivo trazer para o (a) sindicalizado (a) o conhecimento e compreensão do papel do sindicato, sua história, trajetória, como foram criados e como funcionam e se organizam no contexto nacional e internacional.

“A nossa ideia inicial foi apresentar para os sindicalizados algo básico para que eles, a partir dessa formação, quando estiverem participando de assembleias, de plenárias nacionais e de congressos, já cheguem com um grau de entendimento um pouco mais elevado em relação ao conhecimento sindical”, completou o secretário de Formação Política do Sinasefe-DN, Moisés Monteiro, que também participou da formação sindical.

No curso, os participantes debateram sobre diversos assuntos relacionados à história do movimento sindical como as lutas dos trabalhadores e a formação da classe operária; a história do movimento sindical no Brasil; a criação da estrutura sindical; sindicalismo cidadão; a importância da análise de conjuntura e planejamento nos sindicatos; o sindicato como instrumento de luta; a atual “cara” do sindicalismo brasileiro e os desafios do próximo período da luta de classes; entre outros assuntos, para melhor funcionamento da organização e atuação política do movimento e direção no sindicato.

Para o formador político, Ricardo Freitas, cursos como esse são extremamente importantes para que o sindicalizado entenda as estruturas dos sindicatos hoje e aprendam sobre a importância da luta dos sindicatos pela causa do trabalhador.

Durante o curso também foi apresentada a peça “Nada disso é com você!”, do Grupo de Teatro do IFRN São Paulo do Potengi, e foram exibidos o filme Daens – Um Grito de Justiça, que conta a história verídica de um padre que se engaja nas lutas operárias do final do século passado, entrando em conflito com o governo e com a Igreja, e o documentário Carne Osso, que mostra o duro cotidiano de trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos.

Nessa etapa do Nordeste, o Sinasefe-DN conseguiu reunir 25 sindicalizados de nove seções sindicais do Brasil. Da seção sindical Natal participaram 13 sindicalizados. “Terminamos 0 5º curso daquilo que foi proposto para todo o país. Conseguimos fechar dentro do que havíamos planejado, que era encerrar os cursos ainda em 2015. Saímos de Natal com uma impressão muito boa. Do ponto de vista tanto de conteúdo quanto do ponto de vista de infraestrutura sem dúvida nenhuma o curso da região Nordeste foi um sucesso”, disse Moisés Monteiro.

O sindicalizado da Seção IF Baiano, Yang Borges, sugeriu que sejam realizados mais cursos relacionados ao tema. “Gostei muito da proposta do curso e sugiro continuar a formação com novas etapas para que possamos nos aprofundar mais nos temas relacionados à luta sindical”.

Já a sindicalizada da Seção Natal, Lourdes Teixeira, disse que “um curso de formação sempre agrega. Ninguém vai sair daqui da mesma forma que entrou. Precisamos sim nos formar e a proposta desse curso foi excelente”.

O coordenador geral do Sinasefe Natal, Maurilio Gadelha, agradeceu a participação de todos no evento e a oportunidade de Natal sediar um curso tão rico como o da Formação Política. “Foi um curso rápido, mas muito proveitoso e importante para nós. O Sinasefe Natal agradece a participação de todos e a oportunidade de conversar e aprender mais com essa formação. O Sinasefe-DN, através da pasta de formação, está de parabéns por ter trazido para nós esse modelo de curso, essa proposta que é muito válida e que tem um papel estratégico e fundamental para a formação de atores da luta sindical. Cursos como esse devem ser realizados mais vezes”.

Participaram desse curso da etapa Nordeste sindicalizados das seções Brasília/DF, IF Baiano/BA, Mossoró/RN, Natal/RN, IFSC/SC, Santa Teresa/ES, IF Espírito Santo/ES, IFMG/MG e Barbacena/MG. Da seção sindical de Natal

O curso também contou com a presença do coordenador geral do Sinasefe-DN, Anderson Galvão; do secretário adjunto de Formação Política do Sinasefe-DN, Raimundo Doria; dos suplentes do Sinasefe-DN, Ariovan Martins, Jucélio Kulmann, e José Xavier Filho; e da representante da Comissão Nacional de Docente da DN, Elenira Vilela. Da direção do Sinasefe Natal participaram os coordenadores gerais, Ednésio Jales, Maurílio Gadelha e Socorro Silva; a diretora de Formação Política e Sindical, Maria Aparecida da Silva; o tesoureiro adjunto, Victor Marques; e a secretária geral, Monique Dias.

CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO SINASEFE-DN 2015

Os Cursos de Formação Política são uma iniciativa da Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais do Sinasefe-DN. Eles foram idealizados pela pasta e propostos em Plenária Nacional à composição da agenda de eventos do Sindicato, sendo aprovado em dezembro do ano passado a realização de cinco etapas: uma em cada região do país.

O primeiro curso de 2015 foi realizado em Boa Vista/RR, de 22 a 24 de maio, na região Norte. O segundo curso, da região Sul, aconteceu em Rio do Sul/SC, de 19 a 21 de junho. O curso da região Sudeste foi o terceiro e aconteceu em Alegre/ES de 26 a 28 de junho. Já o quarto curso foi realizado em São Vicente da Serra/MT, na região Centro-Oeste, de 13 a 15 de agosto. E o quinto e último curso foi feito em Natal/RN, na região Nordeste, de 18 a 20 de dezembro.

“Pretendíamos formar 250 e formamos 125 sindicalizados. Avaliamos, dentro da pasta, como um número considerável, levando em conta a formação que vinha sendo feitas nas gestões anteriores. Acreditamos que avançamos muito com essa formação”, finalizou o secretário de Formação Política do Sinasefe-DN, Moisés Monteiro, que disse, ainda, que para o ano de 2016 o Sinasefe-DN pretende oferecer cursos com módulos mais aprofundados, inclusive com os cursos sendo oferecidos pela Escola de Formação do Sinasefe-DN, criada pela gestão atual do Sindicato.