O SINASEFE Seção Natal participou nessa segunda-feira (27/05), no Auditório do IFRN Campus Natal-Central, de uma audiência pública para debater os cortes nos investimentos da Educação Pública Federal. Proposta pelos deputados estaduais Francisco do PT, Isolda Dantas (PT) e Allyson Bezerra (Solidariedade), a atividade contou com a participação de diversas representações políticas, sindicais, de movimentos sociais, estudantes e servidores do IFRN.

A audiência foi iniciada com o lançamento do vídeo do Campus Natal-Central, campanha idealizada pela Comunicação do IFRN para mostrar para a sociedade as atividades que são desenvolvidas nos Campi do Instituto.

Logo em seguida, foi dado início ao debate com o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt, que apresentou dados sobre os impactos dos cortes na instituição e o IFRN em números. Falou sobre a situação orçamentária do IFRN, enfatizando que não houve contingenciamento, como algumas pessoas defendem, e sim um corte, pois o valor de R$ 27.024.174 foi retirado do sistema.

O reitor apresentou números que comprovam a excelência e a qualidade de ensino que o IFRN oferece e concluiu dizendo que “o corte no orçamento do IFRN inviabiliza a instituição porque não teremos condições de ofertar tudo que ofertamos com a qualidade que oferecemos”.

Para o diretor geral do Campus Natal-Central, Arnóbio Araújo, “é inconcebível o que foi feito com a educação nesse país. É fazer com que o único instrumento de emancipação de um povo fosse negado. E nós, enquanto Instituto Federal, não podemos nos calar diante do que aconteceu. Vamos lutar porque nós queremos que essa instituição funcione em sua plenitude, e não de forma precária”.

A presidente da Rede de Grêmios do IFRN, Rosália Gabriela, falou sobre sua experiência como aluna do IFRN, destacando a excelência de ensino que o Instituto oferece e o quanto isso está sendo atacado pelo atual governo.  A estudante também falou sobre os planos do governo de transformar a educação em mercadoria. “Existe um projeto em curso de transformar direitos em mercadoria e ele precisa ser barrado”, disse Rosália Gabriela.

Presente no debate, a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Nadja Costa, destacou que o sindicato não está apenas em defesa da escola pública e contra os cortes de 30% no orçamento, mas também contra a reforma da Previdência que hoje é a principal pauta de ataque do governo. Ela lembrou que a reversão do corte no orçamento da educação está sendo usada como moeda de troca para que a reforma da Previdência seja aprovada.

A coordenadora também manifestou o repúdio do SINASEFE Natal diante das declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que sugeriu que a Polícia Militar faça a segurança e os estudantes façam a limpeza e manutenção das universidades federais.

A Professora Nadja Costa finalizou sua participação no debate falando que “o SINASEFE tem como bandeira de luta a defesa da educação pública de qualidade e a organização dos trabalhadores e está construindo e apoiando agendas de lutas contra essas políticas nefastas do governo”, concluiu a coordenadora, que também fez o chamado para a participação de todos nas mobilizações de 30 de maio, Dia Nacional de Defesa da Educação.

O deputado Francisco do PT informou sobre a implantação da Frente Parlamentar em defesa das Universidades Públicas e dos Institutos Federais na Assembleia Legislativa, formada por deputados de vários partidos, e se colocou à disposição para o debate e para a luta em defesa da Educação. A deputada Isolda Dantas também colocou o seu mandato à disposição e fez o chamado para todos irem às ruas no dia 30 de maio em defesa da Educação.

Também participaram da mesa do debate o deputado estadual Hermano Morais; a representante da Secretaria de Estado da Educação, Professora Socorro Batista; o prefeito de Currais Novos representando a Femurn, Odon Júnior; o diretor da Adurn, Rui Rocha; a representante da Rede de Grêmios do IFRN, Rosália Gabriela; a secretária Geral da UEE, Brisa Brack; a presidente da APES, Lauanda Pedrita. Do SINASEFE Natal, também prestigiaram o evento a secretária geral da Seção, Tânia Costa; o diretor de Comunicação, Hugo Manso; e o diretor de Aposentados, Aurir Marcelino.

A audiência pode ser conferida na íntegra neste link 👉🏽 https://www.youtube.com/watch?v=AR9_tMFb-3g

#SINASEFENatalnaLuta

#EmDefesadaEducação

#TireaMãodoMeuIF